Olha aí o timaço do DAC – Departamento de Aciaria SM, da Companhia Siderúrgica Nacional, vice-campeão do 10° CIF- Campeonato Interdepartamental de Futebol da CSN. Foto tirada em 1971 e pertence ao Jorge Pereira.
Em pé, da esquerda para a direita: Neo, Jorge, Coelho, Vicente, Jorjão, José Osório, Alcir, Luiz Fernando, Bento, José Meneleu(técnico) e Tatão da 60. Agachados: Inácio, Abel, José Arimatéia, Vitão, Nascimento e Paulo César.
Cariocão chega ao fim
O campeonato estadual chega ao fim, com o Flamengo conquistando mais um troféu para sua galeria. A propósito, conquista justa e merecida, pois foi o que apresentou um melhor futebol. O Cariocão deste ano trouxe de volta o seu glamour, com o torcedor enchendo os estádios. Graças aos investimentos que os clubes fizeram, reforçando seus times. Acho que pecou apenas em manter o regulamento, desvalorizando totalmente a Taça Rio, que passou a ser somente torneiozinho de verão, onde os clubes que se classificaram do 5o ao 8o lugar disputam uma vaga na Copa do Brasil. O certo seria manter a fase final, entre os dois campeões, da Taça Guanabara e da Taça Rio. Seria mais emocionante e daria a chance de um clube que tenha ido mal no primeiro turno se recuperar no segundo. Como tem acontecido nos últimos campeonatos, sempre aparece um dos considerados pequenos. Por vezes o Voltaço, a Portuguesa ou o Madureira surgem como azarões e entram no G4. Este ano foi o Nova Iguaçu, que está decidindo com o Flamengo o título. Por outro lado, o Volta Redonda teve uma fraca participação na competição e brigou para não cair. Quem sabe os dirigentes mudam de ideia e voltam com a fórmula antiga?! Só assim que o Campeonato Carioca voltará definitivamente a ser o mais charmoso do Brasil. Quem viver verá!
Série C
Se aproxima e ainda não se tem a confirmação da data do início da competição. O Volta Redonda, por exemplo, não sabe se estreia dia 20 ou 21, contra o Remo, em Belém-PA. O seu segundo jogo, será provavelmente dia 27, contra o Floresta, no Raulino de Oliveira. O tricolor de aço fará nove jogos fora e dez em casa. O regulamento será o mesmo, ou seja, oito clubes se classificam para a próxima fase, formando quatro clubes em dois grupos. Depois os dois melhores de cada grupo, estarão classificados para a série B de 2025.
Reforços
A diretoria do Voltaço anunciou a contratação do zagueiro Lucas Souza, 26 anos, que estava no Joinville-SC e fica até o final de 2025. Lucas é o quinto reforço do Volta Redonda; antes, o clube já havia anunciado o goleiro Jean Drosny, zagueiro Zé Vitor, os meias Raphael Augusto e Rafinha. É pouco para quem quer renovar o time e pensar na série B.
Jogo-treino
O Voltaço realizou um jogo-treino no sábado, 30, com o Vasco, em São Januário, e perdeu por 2 a 0. Gols de Davidson e Clayton. É importante realizar esses treinos contra times grandes para saber o que está faltando para estrear na série C.
História
Quando era diretor do Voltaço, o saudoso Edson Corrêa, o Edinho Gordo, costumava dar umas incertas na concentração do time, principalmente nas vésperas dos jogos. O atacante Chita, que gostava de bater uns pauzinhos, era daqueles que levavam para a concentração uma garrafa de vinho que ofereceria para a “Vovó Catarina” e duas latas de cerveja para São Jorge. E na manhã seguinte, Chita ficava injuriado, pois sempre encontrava tudo vazio. Foi aí que decidiu ficar de to- caia para saber que “santo” andava be- bendo suas oferendas. Qual não foi sua surpresa quando, na calada da noite, viu dois vultos ao lado do santuário, bebendo o vinho e as cervejas. Acendeu as luzes e deu o flagrante. Eram o zagueiro Moita e o volante Isidoro. Chita logo apelou: “Isso é sacanagem, pô! A santa gosta, sô!”. Sem ter como se explicar, Moita saiu-se com essa: “Ô Chita, a santa gosta é de reza, pô!”. É mole?
Decisão
Flamengo e Nova Iguaçu fazem a partida final do campeonato estadual, amanhã, domingo, 7, às 17 horas, no Maracanã. Na primeira partida, o Flamengo venceu por 3 a 0 e pode perder até por dois gols de diferença, que fica com o título. Se perder por diferença de três gols, levará a decisão para os pênaltis. Está difícil para o Nova Iguaçu reverter o resultado, mas, como futebol é uma caixinha de surpresas, né?
Taça Rio
O Botafogo venceu o Boavista por 2 a 0 e ficou com a Taça Rio. Além do título, o alvinegro garantiu sua participação na Copa Brasil em 2025. É o tal negócio, comemorar o quê? É a mesma coisa que fazer churrasco para parente que saiu da prisão. Concordas?
Vergonha
Veja o que anda acontecendo na base do Voltaço. Se não bastasse uma tal de franquia do clube na Baixada a dar vexame, agora foi a vez do sub-15, que levou uma goleada de 10 a 0 do Fluminense e 5 a 0 do Botafogo, pela Copa Rio. Qual o critério adotado para selecionar os garotos? É “quem paga” ou “quem é bom de bola”? Onde andam os olheiros do clube? A região é um celeiro de craques. Estão de sacanagem!
Bola fora
Para o Botafogo, que deu mole e perdeu para o Junior Barranquilla, por 3 a 1, valendo pela fase de grupos da Libertadores. Detalhes: tomou três gols ainda no primeiro tempo e em pleno Estádio Nilton Santos. Seria só anunciarem a chegada de um novo treinador? Os jogadores queriam a efetivação do interino Fábio Matias. Tá cheirando mal!
Bola dentro
Para o time do Flamengo, que mereceu o título de campeão estadual de 2024. Só perde o campeonato se os deuses do futebol quiserem pregar uma peça nos torcedores.