• Home
  • Política
  • Investigação sobre tentativa de golpe está “em vias de conclusão”, diz PGR em manifestação ao STF

Investigação sobre tentativa de golpe está “em vias de conclusão”, diz PGR em manifestação ao STF

A Procuradoria-Geral da República (PGR) informou, em meio a uma manifestação enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF), que está “em vias de conclusão” a investigação sobre uma tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito a fim de manter o ex-presidente Jair Bolsonaro no poder após a derrota nas eleições de 2022.

A informação aparece na decisão do ministro Alexandre de Moraes que determinou, em 16 de maio, a soltura do coronel do Exército Marcelo Câmara, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, conforme noticiado pelo analista Caio Junqueira.

Na decisão em questão, Moraes cita a manifestação da PGR sobre a necessidade de manutenção da prisão do coronel, que inclui o trecho sobre a eventual conclusão do inquérito.

“A eficiente atuação da Polícia Federal desarticulou o grupo criminoso investigado e reduziu a percepção de risco para a ordem pública. No tocante à investigação criminal, foram concluídas as medidas cautelares de busca e apreensão pessoal deferidas nos autos, garantindo-se a preservação do conteúdo de documentos e dispositivos relevantes para as investigações”, disse a PGR.

“Os depoimentos dos principais alvos foram colhidos e a investigação encontra-se em via de conclusão, o que reduz a possibilidade de interferências indevidas na persecução penal”, acrescenta.

No fim, a Procuradoria informa, em referência à situação de Marcelo Câmara, que a “ordem pública e a investigação criminal poderão ser resguardadas por medidas menos gravosas do que a prisão” e sugere a imposição de medidas cautelares.

Com a decisão, Câmara foi solto, mediante o uso de tornozeleira eletrônica, entrega do passaporte e proibição de utilização das redes sociais. Ele estava preso desde 8 de fevereiro, quando foi alvo na Operação Tempus Veritatis, que mira o grupo que teria participado da tentativa de golpe.

Publicado por Marcelo Freire, com informações de Caio Junqueira

VEJA MAIS

Governador do MS diz à CNN que combate às queimadas acontece desde fevereiro

O governador do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), destacou em entrevista à CNN…

Incêndio na Serra da Beleza pode ter sido motivado por vingança – Informa Cidade

O incêndio que destruiu 1.443 hectares da Serra da Beleza, em Valença, entre o início…

Homem é preso com carro roubado em Resende

Cidades Homem é preso com carro roubado em Resende Um veículo – Ônix preto –…