• Home
  • Destaque
  • Monopólio chinês na produção de baterias gera riscos globais, diz agência

Monopólio chinês na produção de baterias gera riscos globais, diz agência

O monopólio chinês no mercado de baterias gera riscos geopolíticos e para as cadeias de suprimentos, segundo relatório da Agência Internacional de Energia (IEA), publicado nesta sexta-feira (17).

A China detém 85% da capacidade de produção de células de bateria. Mais da metade do processamento global de lítio e cobalto ocorre no país.

Segundo o relatório, o país asiático vem construindo fábricas de baterias a uma velocidade que excede a demanda projetada. Em 2023, a capacidade de produção da China no setor era mais que o dobro da quantidade necessária para atender à demanda interna.

Esse fator, segundo o documento, pode gerar riscos para toda a cadeia de suprimentos.

“Isso pode tornar difícil para os produtores competirem globalmente, aumentando o nível de concentração de suprimentos e expondo as cadeias de suprimentos a vários riscos físicos e geopolíticos”, afirmou a agência.

O relatório, no entanto, também destaca fatores positivos com o excesso de produção: “É uma faca de dois gumes. Se a produção excessiva for direcionada para os mercados de exportação, os preços das baterias podem cair, o que pode ser bom para os consumidores e, assim, apoiar o progresso em direção aos objetivos climáticos”.

Os especialistas ainda dizem que o próximo grande desafio para os fabricantes chineses não será durante a produção, mas sim “em identificar um mercado de exportação suficientemente grande para absorver sua produção e melhorar margens baixas”.

VEJA MAIS

Motoboy é torturado por criminosos após fazer entrega

Um motoboy foi capturado por criminosos enquanto passava pela Rua Barão de Melgaço, em Cordovil, na…

Motorista fica ferido após carro tombar no Centro de Barra Mansa

Destaque 1 Motorista fica ferido após carro tombar no Centro de Barra Mansa Um motorista…

Gerson tranquiliza após derrota do Flamengo para Peñarol: “Não tem nada perdido”

Após a derrota do Flamengo para o Peñarol por 1 a 0 pelas quartas de…