Um homem de 41 anos foi preso pela nona vez por transportar ilegalmente aves silvestres. A prisão ocorreu na noite de terça-feira (dia 21), durante uma fiscalização de trânsito na Rodovia Presidente Dutra, em Itatiaia.
A equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) deu ordem de parada ao veículo Onix e, ao verificar o interior do carro, encontraram 9 aves silvestres em gaiolas. O condutor, que é motorista de aplicativo em Florianópolis, informou que foi contratado por criadores de aves para fazer o transporte delas do estado de Santa Catarina até o estado do Rio de Janeiro, por um valor de R$1.000.
As aves seriam utilizadas em competições de canto, após passarem por um processo de “troca de genética”. O condutor não possuía a documentação necessária para o transporte das aves e ao ser consultado, foi constatado que ele já possuía oito ocorrências pelo mesmo crime.
O homem foi preso e o carro apreendido, sendo enquadrado nos crimes de receptação qualificada, falsificação de selo público pela adulteração da anilha da ave e infração de medida sanitária preventiva. As aves foram encaminhadas para o Centro de Triagem e Tratamento de Animais Silvestres.
Foto: Divulgação/PRF