Estudantes de Resende são vítimas de nudes falsos com uso da IA
Pelo menos nove alunas, entre 14 a 15 anos, de uma escola particular de Resende, no Sul do Rio de Janeiro, tiveram suas fotos manipuladas com uso da inteligência artificial, transformadas em nudes falsos e compartilhadas em grupos de redes sociais. A reportagem é do G1.
Segundo a Polícia Civil, ao menos cinco alunos da mesma faixa etária e que estudam na mesma sala de aula das vítimas estão envolvidos nas modificações e compartilhamentos das fotos.
“Mãe, os meninos pegaram nossas fotos e fizeram montagem. E é como se a gente estivesse nua”, contou a mãe de uma adolescente o que a filha disse ao descobrir a manipulação.
“Eu fiquei tremendo, né?”, reagiu a mãe.
A descoberta da manipulação nas fotos aconteceu na última sexta-feira (17), durante a aula. Os estudantes estavam em sala quando as vítimas notaram que os meninos estavam olhando muito para o celular um do outro, passando o aparelho entre eles e rindo.
“Foram feitos por amigos dela. Não foi feito por gente desconhecida. A minha filha falou que ela chorou não foi pelo fato dela ter visto a foto, foi por saber quem fez. Foi feito por meninos que estudam com ela desde que ela tinha 3 anos. Entendeu? Então, quem fez aqui foi o mais dolorido para ela”, detalhou uma outra mãe.
Os pais foram chamados pela direção da escola para conversar e esclarecer o ocorrido. Eles abriram um boletim de ocorrência na delegacia de Resende, que está investigando o caso.
A Polícia Civil informou que já começou a ouvir os envolvidos. O caso está sendo tratado como fake news e exposição vexatória, quando as vítimas passam por constrangimento ou são expostas ao ridículo.
Neste momento, as famílias esperam por Justiça, conscientização e, também, que as meninas superem o trauma.
“Não é uma brincadeira. Não é uma molecagem. Isso pode gerar desde um suicídio a um trauma para o resto da vida da minha filha. Eu sei que ela vai levar isso para o resto da vida, né? Mesmo ela querendo ser forte e tal, eu sei que vai ficar marcado na vida dela”, reforçou uma das mães.
“Minha filha ficou muito magoada, muito sentida, sem comer, deitada no quarto. Acho que vai ser um processo difícil de sair da cabecinha dela”, falou uma outra mãe.
Penalidades não são aplicadas apenas para quem manipula
As penalidades para este tipo de ato infracional não são aplicadas apenas para os responsáveis por fazer a montagem. Compartilhar este tipo de conteúdo também é praticar um crime.
“O fato de você compartilhar, você também está praticando. É ainda mais se tratando como, no caso, se trata de imagens de menores. Então, é pornografia infantil, em que você tendo porte ou compartilhamento você tá praticando um crime ou, no caso, como eram menores, um ato infracional”, explicou a Presidente da Comissão Municipal de Direitos da Mulher e da OAB Mulher Resende, Sabrina Rabelo.
“Existem, hoje, tramitando nas câmara várias propostas legislativas a respeito do tema, mas a gente precisa conscientizar aqui antes para que a gente evite a prática desses atos”, completou Sabrina.