• Home
  • Destaque
  • Lula quer manter Avibras com brasileiros; BNDES notifica empresa para entender venda a grupo australiano

Lula quer manter Avibras com brasileiros; BNDES notifica empresa para entender venda a grupo australiano

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse a ministros e assessores próximos que gostaria de manter a fabricante de equipamentos bélicos Avibras sob controle nacional.

A empresa, considerada símbolo da indústria da defesa, está em recuperação judicial e tem dívidas superiores a R$ 600 milhões.

O governo não tem poder de decisão sobre a empresa, que é 100% privada. No entanto, diante do avanço de negociações para a transferência do controle acionário ao grupo australiano DefendTex, Lula pediu a auxiliares para entender como estaria o andamento do negócio.

A alternativa foi o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O BNDES é credor de dívidas da empresa e acionou a Justiça para a Avibras prestar esclarecimentos.

A CNN teve acesso a uma decisão do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), da última quarta-feira (22), que determina que a Avibras apresente esclarecimentos em “caráter de urgência” ao banco sobre as tratativas de sociedade com a DefendTex.

Lula convocou, no início deste mês, uma reunião sobre a empresa. O presidente quis ouvir de seus conselheiros o que enxergavam como caminho para a Avibras.

Auxiliares relataram à CNN que o petista tem preocupações com os postos de trabalho gerados pela indústria e com a preservação da capacidade de inovação tecnológica da empresa em uma indústria considerada estratégica.

Avibras

Fundada em 1961 por um grupo de engenheiros do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), a Avibras foi uma das pioneiras no país na produção de equipamentos bélicos de ponta, como mísseis e lançadores de foguetes. A sede está em Jacareí (SP).

A empresa é controlada e presidida por João Brasil Carvalho Leite, filho de um dos fundadores. O atual controlador detém 98% do capital.

Além das dívidas, a empresa tem problemas trabalhistas. Em abril, a Avibras comunicou a existência de “tratativas avançadas” com o grupo australiano DefendTex.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Milicianos é sequestrado por bandidos que se passaram por policiais

O miliciano Wanderson Lira, conhecido como ‘Varetinha’, foi sequestrado em casa por um grupo de…

Bolsonaro pode ser preso? Saiba tamanho da pena máxima em caso de condenação

Indiciado pela Polícia Federal (PF) pela terceira vez na quinta-feira (21), o ex-presidente Jair Bolsonaro…

Brasileirão: Fluminense leva virada do Fortaleza, mas arranca empate no fim

Fluminense e Fortaleza ficaram no empate, por 2 a 2, em pleno Maracanã, em jogo…