TV Rio Sul pune time de futsal de Barra Mansa por confusão
A equipe de Barra Mansa foi punida pela organização da Copa Rio Sul de Futsal e não poderá mandar nenhuma partida dentro da cidade e com público pelos próximos dois anos que disputar a competição.
A punição se deve pelos atos de violência e vandalismo protagonizados por uma parte da torcida no jogo contra Sapucaia, no domingo, no Clube Municipal. A partida precisou ser encerrada antes da hora. Os visitantes venceram por 3 a 1 e se classificaram para as quartas de final.
A confusão começou depois do terceiro gol de Sapucaia, marcado por Hiago a nove segundos do fim do jogo. Alex, o “Xaropinho”, comemorou com gestos para a torcida de Barra Mansa e levou cartão amarelo. Torcedores começaram a hostilizar e ameaçar o time adversário, sendo que muitos atiraram copos, latas e garrafas em quadras.
Logo em seguida, parte da torcida “Mancha Azul” pulou a grade de proteção, cruzou a quadra e partiu em direção aos atletas de Sapucaia, que correram para o vestiário. Foram vários socos, empurrões e pontapés.
Imagens mostram um homem dando um chute no pescoço de um jogador. Seguranças particulares usaram spray de pimenta para dispersar os vândalos, que tentaram ainda invadir o vestiário. A Polícia Militar também interferiu. Do lado de fora do Clube Municipal, uma mulher chegou a passar mal.
A mesa dos árbitros ficou destruída e a van da equipe de Sapucaia foi depredada, ficando com vários vidros quebrados.
O relatório da arbitragem aponta que um representante da secretaria de Esportes de Barra Mansa e integrantes do time da cidade também foram agredidos. O texto mostra, ainda, que a equipe de árbitros e a delegação de Sapucaia esperaram por quase duas horas para deixar o ginásio, saindo com escolta policial.
Além da punição contra Barra Mansa, o jogador “Xaropinho”, de Sapucaia, foi suspenso por um jogo por ter provocado a torcida.
Em nota, a organização da Copa Rio Sul de Futsal repudiou o caso de vandalismo que aconteceu em Barra Mansa. Disse ainda que “essa violência não representa o espírito da Copa Rio Sul de Futsal, que sempre se pautou pelo respeito, pela competição saudável e pelo espírito esportivo”.
Afirmou também que “ações isoladas como essas não podem e não vão manchar a história do maior campeonato de futsal do interior do Rio de Janeiro”. Por fim, reafirmou “o compromisso com a segurança e integridade de todos os participantes e espectadores” e garantiu que “tomará todas as medidas necessárias para evitar que episódios semelhantes aconteçam novamente”.
Leia a nota da organização na íntegra
“Diante dos fatos descritos na súmula e dos relatos dos árbitros e delegados da partida, além das imagens que mostram o que aconteceu no fim do jogo entre Barra Mansa e Sapucaia no Clube Municipal nesse domingo, fica clara a gravidade da situação e a necessidade de uma punição dura e justa.
Os atletas, os verdadeiros torcedores e a população do Sul do Estado, que encontram no esporte um instrumento de educação e formação de valores, lamentam profundamente os atos de vandalismo praticados por parte da torcida de Barra Mansa.
Em um evento que celebra os trinta anos de história, dedicação e valorização do esporte, é extremamente triste ver cenas como as que ocorreram ontem em quadra e também fora dela.
Essa violência não representa o espírito da Copa Rio Sul, que sempre se pautou pelo respeito, pela competição saudável e pelo espírito esportivo. Ações isoladas como essas não podem e não vão manchar a história do maior campeonato de futsal do interior do Rio de Janeiro.
A organização da Copa Rio Sul de Futsal reafirma o compromisso com a segurança e a integridade de todos os participantes e espectadores e tomará todas as medidas necessárias pra evitar que episódios semelhantes aconteçam novamente. Continuamos contando com a paixão e o apoio de todos, para que, juntos, possamos celebrar o esporte de maneira digna e respeitosa”. Reportagem G1