Veja a seguir alguns comentários a respeito de Paulo Afonso:
Por Luiz Vieira
O enterro do empresário Paulo Afonso de Paiva Arantes, na manhã de segunda, 20, foi muito emocionante. E triste. Além de Meire (sua esposa), Lucas, Hugo e André (seus filhos), todos queriam dizer adeus ao ‘Tio Paulo’, como ele era carinhosamente conhecido por muitos no meio empresarial e político de Volta Redonda e Barra Mansa. Entre as mais de 500 pessoas que superlotaram as dependências do cemitério municipal de Barra Mansa, podiam ser vistos desde o mais simples ordenhador de leite da fazenda São Luiz, localizada no Roma, até dezenas de políticos, como os prefeitos Neto (que não conseguiu conter as lágrimas no momento em que o corpo foi transportado para o jazigo da família) e Rodrigo Drable, e também o ex-governador Luiz Fernando Pezão. “Um grande amigo, que tristeza!”, comentou Pezão.
Paulo Afonso realmente era muito querido. Ajudava a todos. Não sabia dizer não. Ora socorria um empresário do setor, ora atendia pedidos de políticos para ceder ônibus 0800 para transportar times de futebol de pelada, grupos de excursão, entre outras. “Eu o conheci quando era presidente da Associação de Moradores da Vista Alegre. Toda vez que pedia um ônibus para levar moradores a um enterro, ele nos atendia na hora. Nunca disse não”, confirmou o ex- vereador Thiago Valério, hoje pré-candidato a prefeito de Barra Mansa.
Aliás, para os ataques que Paulo Afonso sofria à frente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros – que comandou nos últimos 30 anos, lutando por melhores condições de mobilidade urbana e o valor correto das passagens de ônibus, defasadas na maioria das vezes por questões políticas –, Tio Paulo sempre buscava uma solução técnica. Pacífica, bem ao seu estilo. Recentemente, por exemplo, depois de anos de negociações, conseguiu dobrar dois dos maiores prefeitos da região – Neto e Drable –, com uma solução técnica para aumentar as passagens sem onerar o trabalhador.
Graças a Paulo Afonso, a falência da Sul Fluminense, que era a maior empresa de transporte de passageiros de Volta Redonda e Barra Mansa, não gerou o caos nas duas cidades, e os seus trabalhadores, na maioria dos casos, foram absorvidos pelas empresas ainda em operação.
Prestes a completar 76 anos – nasceu no dia 20 de junho de 1948 –, Paulo Afonso deixa mais de mil órfãos em suas empresas de transporte (Elite, Colitur e Penedo), além dos que trabalham na Fazenda São Luiz, na Santa Bárbara (de beneficiamento de produtos Prefeito Antônio Francisco Neto: “O estado todo do Rio e o Sul Fluminense , em especial, perderam neste domingo um grande empresário. Uma pessoa visionária e trabalhadora como poucas. O Paulo Afonso deixa um legado muito importante e tinha um dom: fazia o bem sem se preocupar em divulgar. Ajudou mui-tos projetos e iniciativas capazes de fazer o bem a centenas de pessoas, sendo no caso mais recente um dos principais apoiadores do tratamento com canabidiol em Volta Redonda.
Decretaremos luto de três dias para que todos possam render as homenagens devidas a esse grande homem. Nossos sentimentos aos familiares, que terão a missão de seguir em frente com tudo que meu amigo Paulo construiu”.
Prefeito Rodrigo Drable: “Faleceu Paulo Afonso Paiva Arantes. Paulo Afonso, empresário do ramo de transporte, Presidente do Sindpass, produtor rural, lutava contra um câncer agressivo e estava em tratamento em São Paulo. Lamento profundamente sua morte. Paulo sempre foi um homem bom e gentil. Manifesto meu pesar”.
Sindpass – Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros: “É com profundo pesar que recebemos a triste notícia do falecimento do Sr. Paulo Afonso Arantes, presidente do Sindpass há 30 anos e empresário de renome há décadas, sócio das Viações Elite, Colitur e Penedo. Sua partida deixa um vazio imensurável não apenas em nossos corações, mas também na comunidade empresarial, onde sua presença era tão significativa. Paulo Afonso Arantes não era apenas um líder empresarial, mas também um exemplo vivo de generosidade e bondade.
Sua dedicação incansável em ajudar o segmento empresarial, sendo excepcional gerador de emprego e renda, foram qualidades que o tornaram respeitado por todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo.
Seu legado de liderança, humildade e generosidade transcende fronteiras. Suas ações altruístas
tocaram inúmeras vidas, deixando um impacto positivo que será lem- brado e celebrado por muitos anos.
Paulo Afonso Arantes, foi um excelente Pai, Esposo, um Líder Excepcional e habilidoso, Formador de opinião na região Sul Fluminense, sempre de forma equilibrada.
Neste momento de luto, expressamos nossas mais profundas condolências à família, amigos e colegas do Sr. Paulo Afonso Arantes. Que encontrem conforto nas lembranças dos momentos compartilhados e na certeza de que seu legado perdurará como uma luz guia para todos nós. Descanse em paz, Paulo Afonso de Paiva Arantes. Sua luz continuará a brilhar nos corações daqueles que tiveram o privilégio de conhecê-lo”.