• Home
  • Destaque
  • Champions: como era o mundo esportivo no único título do Borussia Dortmund

Champions: como era o mundo esportivo no único título do Borussia Dortmund

Finalista da Champions League 2023/24, o Borussia Dortmund vai em busca de um título que não vence há 27 anos. Em 1997, os alemães passavam pela Juventus em Munique, e conquistavam o único título europeu de sua história.

A equipe alemã está em sua terceira final. Em 2013, ficou com o segundo lugar após perder a decisão para o Bayern de Munique. Neste sábado (1º), o rival será o Real Madrid, em Wembley, Londres.

O mundo esportivo em 1997

O título da Champions deu ao Borussia Dortmund a chance de disputar a Copa Intercontinental. O adversário foi o Cruzeiro, que havia sido campeão da Libertadores naquele ano após vencer o Sporting Cristal (PER) na final. A equipe alemã venceu os mineiros por 2 a 0 em Tóquio, Japão, e conquistava o mundo. Naquela ocasião, o Cruzeiro havia contratado jogadores por empréstimo apenas para a decisão, como os atacantes Donizete e Bebeto.

O Campeonato Brasileiro de 1997 foi conquistado pelo Vasco. O grande nome daquela edição foi o atacante Edmundo, que bateu recordes de gols com a camisa cruzmaltina. A edição daquele ano também marcava o rebaixamento do Fluminense.

Ainda sobre o futebol brasileiro, o Atlético-MG se sagrava campeão da Copa Conmebol (uma espécie de Sul-Americana da época), após vencer o Lanús na final. Na Copa do Brasil, o Grêmio levantava a taça em pleno Maracanã, após decidir o título com o Flamengo.

Seleção Brasileira e seus craques

Com Zagallo no comando, o Brasil conquistava a Copa América na Bolívia, vencendo os donos da casa por 3 a 1. A final foi marcada pela frase histórica do Velho Lobo: “Vocês vão ter que me engolir!”

Uma das estrelas daquela Seleção, Romário não teve um bom 97. Ele se tornava vice pelo Flamengo na Copa do Brasil e no Torneio Rio-São Paulo. No meio do ano, voltava para o Valência, onde não conseguiu mostrar seu bom futebol dos tempos de Barcelona.

Outro astro brasileiro da época, Ronaldo se tornava o grande nome da janela de transferências de 1997 ao trocar o Barcelona pela Inter de Milão. Na equipe italiana, o então atacante seguiria com o faro artilheiro e se tornaria “Ronaldo Fenômeno”.

Zagallo era o comandante da Seleção Brasileira em 1997 / Henri Szwarc/Getty Images

Nascidos em 1997

Alguns jogadores brasileiros, que atualmente defendem grandes equipes da Europa, nasceram naquele ano. Gabriel Jesus (ex-Palmeiras) e Nino (ex-Fluminense) nasceram em abril. Richarlison, hoje no Tottenham, é de maio, e Lucas Paquetá, ex-Flamengo, veio ao mundo em agosto.

Outros esportes

Não é só no futebol que o Brasil teve resultados expressivos em 1997. No tênis, Gustavo Kuerten deixava os brasileiros eufóricos com a conquista de Roland Garros, após bater o espanhol Sergi Brugera.

Na Fórmula 1, Jaques Villeneuve foi campeão do mundo pilotando o carro da Williams. O Brasil cntava com quatro pilotos na categoria: Tarso Marques, Ricardo Rosset, Pedro Paulo Diniz e Rubens Barrichello.

Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Peça teatral ‘Pequenas Leituras’ será apresentada neste domingo, 24

  Amanhã, domingo, 24, o quarto episódio da oitava temporada do evento…

PM apreende drogas em Volta Redonda – Informa Cidade

Uma apreensão de drogas foi feita pela Polícia Militar na sexta-feira (22), no condomínio Ingá…

Economia do Peru, na comparação anual, avança 3,8% no 3º trimestre

O Produto Interno Bruto (PIB) do Peru avançou 3,8% no terceiro trimestre de 2024, na…