• Home
  • Destaque
  • Moraes vota para confirmar suspensão de leis de MG e GO que proíbem linguagem neutra

Moraes vota para confirmar suspensão de leis de MG e GO que proíbem linguagem neutra

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta sexta-feira (31) para confirmar suas decisões liminares (provisórias) que suspenderam leis de Ibirité (MG) e Águas Lindas de Goiás (GO) que proíbem uso ou ensino da linguagem neutra em escolas ou em atividades do poder público.

As decisões foram dadas na última semana e levadas para análise dos demais ministros.

O julgamento é feito em sessão virtual que começou nesta sexta-feira (31) e vai até 10 de junho. No formato, não há debate, e os ministros apresentam seus votos em um sistema eletrônico.

Conforme Moraes, cabe à União legislar sobre normas da educação nacional. Assim, as câmaras municipais não poderiam ter aprovado leis sobre o tema.

“Os municípios não dispõem de competência legislativa para a edição de normas que tratem de currículos, conteúdos programáticos, metodologias de ensino ou modos de exercício da atividade docente”, afirmou.

“A eventual necessidade de suplementação da legislação federal, com vistas à regulamentação de interesse local, jamais justificaria a edição de proibição a conteúdo pedagógico.”

Os casos são analisados a partir de ações movidas pela Aliança Nacional LGBTI+ (ALIANÇA) e pela Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas (ABRAFH).

As entidades apresentaram ao STF um conjunto de 18 processos contra leis municipais e uma lei estadual que proibiram o uso de linguagem neutra em seus territórios.

A linguagem neutra é uma tentativa de uso inclusivo da língua. Caracteriza-se, por exemplo, pelo uso de “x” ou “@” ao invés das vogais em palavras que mudam de acordo com o gênero.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Carro fica destruído após pegar fogo em Volta Redonda

Cidades Carro fica destruído após pegar fogo em Volta Redonda Um carro (Siena) ficou destruído…

Saiba como o horário de verão ajuda a reduzir o consumo de energia

O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) recomendou o retorno do horário de verão…

Cruzeiro domina Libertad e encaminha classificação na Sul-Americana

O Cruzeiro bateu o Libertad, no Paraguai, por 2 a 0, e conquistou boa vantagem…