Nessa quarta-feira (5), Volta Redonda iniciou a aplicação da nova vacina contra a Covid-19. O imunizante, fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), oferece proteção contra as variantes mais recentes do vírus.
Seguindo diretrizes do Ministério da Saúde, a prefeitura de Volta Redonda estará priorizando os seguintes grupos:
- Crianças de 6 meses a 4 anos e 11 meses
- Idosos acima de 60 anos
- Gestantes e puérperas
- Pessoas imunocomprometidas, com deficiência ou comorbidades
- Trabalhadores de saúde
- População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional
- Pessoas em instituições de longa permanência e seus trabalhadores
Moradores que não pertencem aos grupos prioritários, mas estão com a vacinação em atraso, também podem receber a nova dose.
A vacinação ocorre nas Unidades Básicas de Saúde e Saúde da Família do Jardim Paraíba (8h às 17h), e do Conforto e Retiro 1 (8h às 16h). Para se vacinar, é necessário levar a caderneta de vacinação, o CPF ou o cartão do SUS.
“O principal objetivo da vacinação é reduzir casos graves e óbitos por Covid-19. É crucial que a população-alvo procure uma das três unidades para se vacinar. Pedimos que os pais ou responsáveis levem suas crianças para atualizar a caderneta de vacinação”, ressaltou o médico Carlos Vasconcellos.
A nova vacina foi aprovada pela Anvisa em dezembro de 2023, e Volta Redonda recebeu 750 doses na terça-feira (4). O Ministério da Saúde destaca que as vacinas são seguras e passam por rigorosos processos de controle de qualidade.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, enfatizou a importância da vacinação para superar a pandemia e a necessidade de manter a proteção. “Graças à vacinação, superamos momentos graves da pandemia e agora precisamos continuar protegendo a população,” afirmou a ministra.
Por: Yasmin Moreira
Foto: Secretaria Estadual da Saúde