• Home
  • Esportes
  • Luka Doncic sonha em repetir Dirk Nowitzki: veja números de lendas dos Mavericks

Luka Doncic sonha em repetir Dirk Nowitzki: veja números de lendas dos Mavericks

No verão do Hemisfério Norte de 2010, LeBron James chocou o mundo ao trocar o Cleveland Cavaliers, franquia pelo qual tinha sido draftado em 2003, por outro rival da Conferência Leste, o Miami Heat, para formar um Big 3 com Chris Bosh e Dwyane Wade mirando uma dinastia na NBA.

A iniciativa logo encontrou o muro alemão do Dallas Mavericks, o pivô Dirk Nowitzki. O gigante de 2,13m vinha sendo contestado até aquela temporada 2010/11 por ter sido MVP em 2006/07, mas eliminado pelo oitavo colocado, o Golden State Warriors, logo na primeira rodada dos playoffs.

Em 2005/06, para piorar, os Mavs tinham perdido a decisão do título para os Heat, com o ainda terceiranista D-Wade sendo eleito o MBP das Finais. Aquele encontro em 2011, portanto, era essencial para ambos os lados.

E quem sorriu, como se sabe, foi Dirk Nowitzki. Foi uma temporada histórica, com médias de 24,1 pontos, 7,3 rebotes e 2,6 assistências ao longo de 94 jogos somando temporada regular e playoffs, para levar os Mavs ao título inédito.

Agora em 2024, o Dallas chega a mais uma decisão de NBA. De novo, os campeões do Leste — agora, o Boston Celtics — aparecem como favoritos. Por isso, de novo, os Mavs apostam num europeu com nível de MVP para tentar o bicampeonato: Luka Doncic.

O esloveno de apenas 25 anos de idade e lenda do Real Madrid tem números impressionantes: são 32,9 pontos, 9,3 rebotes e 9,6 assistências em 87 partidas ao longo de toda a temporada 2023/24.

É a primeira grande chance de levantar uma questão: quem é o maior nome da história dos Mavericks? Mesmo campeão, porém, Luka Magic ainda estaria muito atrás em um quesito importante: o número de jogos pela franquia de Dallas.

O German Jesus soma 1.667 partidas com a camisa azul e branca, enquanto o atual franchise player está distante, com 445 duelos. O pivô ainda leva a melhor no percentual de acertos de bolas de três pontos e de arremessos no geral.

Curiosamente, Dirk conseguiu passar o bastão diretamente a Luka, já que a última temporada do alemão na NBA foi a de 2018/19, justamente a primeira do esloveno — mas os Mavs tiveram a 14ª e penúltima campanha do Oeste, com 33 vitórias e 49 derrotas.

Um novo capítulo na história do Dallas Mavericks começa a ser escrito nesta quinta-feira (6), às 21h30, no TD Garden, em Boston, no estado de Massachusetts, nos Estados Unidos, quando começam as finais da NBA.

Confira os números de Dirk Nowitzki e Luka Doncic

Os números de Dirk Nowitzki e Luka Doncic pelos Mavs / Sofascore / CNN
Os números de Dirk Nowitzki em 2010/11 e de Luka Doncic em 2023/24 pelos Mavs
Os números de Dirk Nowitzki em 2010/11 e de Luka Doncic em 2023/24 pelos Mavs / Sofascore / CNN

Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

PL pode sofrer alguma punição com indiciamento de Valdemar e Bolsonaro? Entenda

Valdemar Costa Neto, presidente nacional do PL, foi um dos 37 indiciados pela Polícia Federal…

Inscrições para vestibular Cederj 2025 terminam neste domingo

Há vagas para os polos de Angra dos Reis (RJ), Barra do Piraí (RJ), Miguel…

Peça teatral ‘Pequenas Leituras’ será apresentada neste domingo, 24

  Amanhã, domingo, 24, o quarto episódio da oitava temporada do evento…