• Home
  • Política
  • Lira anuncia projeto para punir deputados após confusões no Conselho de Ética

Lira anuncia projeto para punir deputados após confusões no Conselho de Ética

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), anunciou, nesta terça-feira (11) um projeto para punir deputados federais que infringirem o Código de Ética após confusões múltiplas na semana passada no Conselho de Ética da Casa.

O texto está sendo discutido e amadurecido internamente entre as lideranças da Câmara. Mas, a perspectiva é que seja votado no plenário ainda nesta terça.

“Apresentei ao colégio de líderes um projeto de resolução que muda o Regimento Interno da Câmara e cria medidas de suspensão do mandato e exclusão de deputado do trabalho de Comissão com a aplicação de medidas cautelares aqueles que infringirem o Código de Ética”, escreveu no X (antigo Twitter).

“Caberá à Mesa da Casa adotar, cautelarmente, essas medidas se entender que o parlamentar quebrou o decoro parlamentar, decisão que pode ser referendada, ou não, pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.”

A ideia é acelerar as punições, e não esperar todo o processo tradicional no Conselho de Ética, mais demorado e que pode levar meses. Por exemplo, que o Conselho tenha que referendar em até 72 horas ou 96 horas as punições por parte da Mesa Diretora.

Seriam criadas medidas de suspensão e exclusão de um deputado de uma comissão na qual causou confusão. A suspensão do mandato por alguns dias ou algumas sessões seria no caso mais extremo de agressão física. O texto ainda está sendo fechado.

Nas redes sociais, Lira completou que “não podemos mais continuar assistindo aos embates quase físicos que vêm ocorrendo na Casa e que desvirtuam o ambiente parlamentar, comprometem o seu caráter democrático e – principalmente – aviltam a imagem do Parlamento na sociedade brasileira”.

Portanto, fora a questão das brigas em si, ainda há uma preocupação com a imagem do Congresso Nacional diante dos episódios mais recentes.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Milicianos é sequestrado por bandidos que se passaram por policiais

O miliciano Wanderson Lira, conhecido como ‘Varetinha’, foi sequestrado em casa por um grupo de…

Bolsonaro pode ser preso? Saiba tamanho da pena máxima em caso de condenação

Indiciado pela Polícia Federal (PF) pela terceira vez na quinta-feira (21), o ex-presidente Jair Bolsonaro…

Brasileirão: Fluminense leva virada do Fortaleza, mas arranca empate no fim

Fluminense e Fortaleza ficaram no empate, por 2 a 2, em pleno Maracanã, em jogo…