• Home
  • Destaque
  • Dívida dos estados: Pacheco quer encontro com Lula e espera apresentar texto na próxima semana

Dívida dos estados: Pacheco quer encontro com Lula e espera apresentar texto na próxima semana

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou, nesta quinta-feira (13), que pretende apresentar na próxima semana o projeto de renegociação da dívida dos estados com a União.

Segundo Pacheco, o governo federal e o Congresso se dedicaram a assuntos mais urgentes nas últimas semanas, como a desoneração da folha de pagamentos e a tragédia climática no Rio Grande do Sul.

Na avaliação do senador, agora, o momento é de retomar a discussão sobre a dívida. Ele afirmou que pretende conversar sobre o assunto nos próximos dias com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com equipes do Ministério da Fazenda e com governadores.

“Considero que chegou o momento de nós decidirmos isso. Política é a arte de escolher, e precisamos escolher o formato dessa solução da dívida dos estados com a União. Espero que possa haver um amadurecimento do texto já na próxima semana. Quero levar ao presidente Lula essa questão e quero conversar com os governadores a respeito dessa proposta”, disse Pacheco nesta quinta.

São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul respondem por quase 90% da dívida de R$ 740 bilhões dos estados com a União. Nos últimos meses, Pacheco participou de reuniões com governadores e com o Ministério da Fazenda para construir um texto consensual sobre o assunto.

Um dos pleitos dos governadores e do presidente do Senado é a alteração do indexador da dívida. Atualmente, a dívida é corrigida pelo IPCA + 4% ou pela Taxa Selic. A sugestão a ser apresentada por Pacheco será protocolada por meio de um projeto de lei complementar (PLP).

Pacheco defendeu que a proposta a ser protocolada deve envolver a “redução do indexador e a possibilidade de cessão de ativos”. “Acredito que a próxima semana seja propícia para a apresentação definitiva de um projeto para se iniciar o processo legislativo”, disse o senador.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Milicianos é sequestrado por bandidos que se passaram por policiais

O miliciano Wanderson Lira, conhecido como ‘Varetinha’, foi sequestrado em casa por um grupo de…

Bolsonaro pode ser preso? Saiba tamanho da pena máxima em caso de condenação

Indiciado pela Polícia Federal (PF) pela terceira vez na quinta-feira (21), o ex-presidente Jair Bolsonaro…

Brasileirão: Fluminense leva virada do Fortaleza, mas arranca empate no fim

Fluminense e Fortaleza ficaram no empate, por 2 a 2, em pleno Maracanã, em jogo…