• Home
  • Destaque
  • Daniel Rittner: Governo Lula busca soluções para crise fiscal e recuperar confiança do mercado

Daniel Rittner: Governo Lula busca soluções para crise fiscal e recuperar confiança do mercado

O Congresso Nacional apresentou um conjunto de medidas para compensar a desoneração da folha de pagamentos, algo que não estava previsto na semana passada, avalia o diretor de jornalismo da CNN em Brasília, Daniel Rittner.

Essas seis propostas, apresentadas pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, aos líderes partidários, podem não atingir os R$ 26 bilhões estimados inicialmente, mas representam um passo importante, disse no WW desta sexta-feira (14).

Para Rittner, apesar desse movimento, a iniciativa não resolve a questão fiscal do governo e a chamada “crise de confiança” do mercado, como mencionado pelo próprio Executivo.

“Para recuperar o equilíbrio, o governo começa a colocar em pauta a revisão dos gastos tributários e o desvinculamento de pisos para saúde e educação, medidas que serão muito mais custosas politicamente”, disse.

O diretor de jornalismo citou comparações do cenário atual ao debate sobre a reforma da Previdência, que inicialmente enfrentou muita resistência no governo Dilma Rousseff, mas ganhou força com Michel Temer e foi aprovada no primeiro ano de Jair Bolsonaro, quando o assunto já estava maduro.

O governo Lula projeta um caminho semelhante para as reformas fiscais, mesmo que não consiga aprová-las em 2023, ano eleitoral, pontua Rittner.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Milicianos é sequestrado por bandidos que se passaram por policiais

O miliciano Wanderson Lira, conhecido como ‘Varetinha’, foi sequestrado em casa por um grupo de…

Bolsonaro pode ser preso? Saiba tamanho da pena máxima em caso de condenação

Indiciado pela Polícia Federal (PF) pela terceira vez na quinta-feira (21), o ex-presidente Jair Bolsonaro…

Brasileirão: Fluminense leva virada do Fortaleza, mas arranca empate no fim

Fluminense e Fortaleza ficaram no empate, por 2 a 2, em pleno Maracanã, em jogo…