Policiais militares salvam bebê de 2 meses engasgado com leite
Um bebê de 2 meses foi salvo por policiais militares após se engasgar com leite nesta sexta-feira (14) em Três Rios. O caso aconteceu no bairro Cantagalo.
Segundo a Polícia Militar, a mãe estava desesperada, com o filho engasgado no meio da rua e pedindo ajuda.
Os sargentos Bruno e Michele posicionaram o recém-nascido nos braços e realizaram a manobra de Heimlich, procedimento de primeiros socorros para casos de asfixia causada por obstrução das vias respiratórias.
Depois de conseguirem desengasgar a criança, ela foi levada para o Hospital de Clínicas Nossa Senhora da Conceição. O bebê recebeu os cuidados médicos e passa bem.
Até a publicação desta reportagem, a unidade não havia informado se ele já havia recebido alta.
Basicamente, o engasgo acontece quando a comida ou objetos vão para o lugar errado quando engolimos alguma coisa. Com isso, o nosso organismo tenta expulsar esse corpo que não seguiu o caminho certo da deglutição (da boca até o estômago).
Se a comida ou o objeto bloquear a traqueia (um tubo que leva o ar que respiramos para os pulmões), a pessoa pode não conseguir respirar.
Esta situação é considerada uma emergência e, em casos graves, pode resultar em asfixia fatal ou perda de consciência temporária. Por isso, ações rápidas são cruciais para prevenir complicações.