Titânio distribuído com documentação falsa foi encontrado em jatos comerciais da Boeing e da Airbus. Agora, a Administração Federal de Aviação (FAA), os fabricantes de aeronaves e o fornecedor Spirit AeroSystems estão investigando se esses componentes representam um risco à segurança do público.
A investigação, noticiada pela primeira vez pelo New York Times na sexta-feira, é o mais recente ponto negativo para o setor aeroespacial, que recentemente teve uma série de problemas com questões de qualidade e segurança envolvendo jatos.
A investigação foi realizada após a descoberta de pequenos furos no material, aparentemente causados por corrosão, de acordo com a reportagem do Times. A FAA e a Boeing confirmaram que estão investigando o assunto.
A Boeing disse que as peças questionáveis são provenientes de um conjunto limitado de fornecedores, e os testes realizados até o momento indicaram que foi usada a liga de titânio correta.
“Para garantir a conformidade, estamos removendo todas as peças afetadas dos aviões antes da entrega. Nossa análise mostra que a frota em serviço pode continuar a voar com segurança”, afirmou.
A Spirit disse que a investigação está procurando documentos falsificados que permitiram que o titânio questionável entrasse na cadeia de suprimentos.
“Quando isso foi identificado, todas as peças suspeitas foram colocadas em quarentena e removidas da produção da Spirit”, disse Joe Buccino, porta-voz da Spirit.
Ele acrescentou que “mais de 1.000 testes foram concluídos para confirmar as propriedades mecânicas e metalúrgicas do material afetado para garantir a continuidade da aeronavegabilidade”.
A Airbus disse que está ciente da situação.
Além de despertar preocupações entre os passageiros sobre a segurança dos voos, a crescente lista de problemas do setor de aviação reduziu a capacidade de aviões disponíveis para voar e, portanto, pressionou as tarifas aéreas para cima diante da forte demanda por viagens aéreas em todo o mundo.
Os problemas mais sérios e de maior visibilidade envolvem a Boeing, que sofreu dois acidentes fatais com seu 737 Max devido a uma falha de projeto em 2018 e 2019, que matou 346 pessoas e levou a um aterramento de 20 meses do jato.
Mais recentemente, um plugue de porta explodiu em um voo do 737 Max da Alaska Airlines em 5 de janeiro, forçando o avião a pousar com um buraco aberto na lateral.
A Airbus também teve problemas com alguns dos motores que paralisaram alguns de seus aviões pertencentes a diferentes companhias aéreas.
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