O presidente da Caixa, Carlos Vieira, afirmou nesta terça-feira (18) que os recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimos (SBPE) devem ter uma redução de 20% em 2025.
Ele defendeu a busca por “alternativas possíveis” para suprir esse enxugamento do SBPE, que representa uma das principais fontes de financiamento para o crédito habitacional.
Vieira mencionou, como exemplo, a ampliação do prazo mínimo de vencimento das Letras de Crédito Imobiliário (LCIs). Até o começo deste ano, quem aplicava em LCI podia resgatar o investimento depois de 90 dias. Após mudanças determinadas pelo governo, esse prazo passou para um ano.
“Houve um esvaziamento da busca por esse título”, observou o presidente da Caixa. Os recursos captados em LCI abastecem empréstimos dos bancos para a aquisição de moradia própria.
Além disso, a manutenção da taxa de juros Selic em dois dígitos tem afastado novos recursos para a caderneta de poupança, já que os brasileiros estão procurando opções mais rentáveis.
Vieira disse que medidas como uma diminuição do compulsório da poupança — de 20% para 15% — são opções para contrabalançar esse movimento. Além disso, ele ressaltou que a Caixa planeja fazer captações no mercado internacional.
Compartilhe: