• Home
  • Destaque
  • Silvia Waiãpi diz à CNN que cassação é tentativa de “assassinar“ a reputação dela

Silvia Waiãpi diz à CNN que cassação é tentativa de “assassinar“ a reputação dela

A deputada federal Silvia Waiãpi (PL-AP) disse à CNN, nesta sexta-feira (21), que a cassação de seu mandato é uma tentativa de atingir sua reputação.

Na quarta-feira (19), o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) cassou seu mandato por uso indevido de dinheiro público. A deputada, porém, não perde seu mandato automaticamente. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda precisa avaliar a questão.

“O assassinato de reputações está à solta”, disse Waiãpi ao Bastidores CNN (segunda a sexta, 12h). “São ataques misóginos. Muitos questionam como essa ‘índia’ ousa estar entre nós”.

De acordo com a denúncia do Ministério Público Eleitoral, ela teria determinado que uma assessora de campanha repassasse R$ 9 mil para um cirurgião-dentista por um procedimento de harmonização facial depois de receber verba oriunda do Fundo Especial de Financiamento de Campanha.

Segundo a parlamentar, é falso o recibo de harmonização facial utilizado como prova no processo que resultou na cassação dela.

“A pessoa que pegou esse recibo, ela foi até a clinica do dentista em meu nome e ela já não trabalhava mais pra mim. O depósito feito na conta desse dentista não foi feito por mim. Foi feito por ela, da conta dela, do CNPJ dela para o CNPJ dele”, disse Silvia.

Silvia Waiãpi disse ainda que não fez nenhum procedimento, apenas gravou um vídeo ao lado do dentista. “Eu fui levada por ela [pela ex-assessora] para gravar um vídeo com esse dentista porque ele já havia sido candidato a vereador, a deputado estadual. Ele teria um know-how político e poderia, diante dos seus seguidores, diante do seu eleitorado, me apoiar”, disse a deputada.

Recurso

À CNN, o TRE do Amapá informou que a publicação da decisão deve ser realizada na próxima terça-feira (25).

A partir dessa data, a deputada tem três dias para apresentar recurso à instância superior.

Silvia Waiãpi informou que o recurso de defesa, que será apresentado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por seus advogados, já está praticamente finalizado.

Quem é Silvia Waiãpi

Natural de Macapá, Silvia Waiãpi é deputada federal desde o início de 2023. Embora seja seu primeiro cargo eletivo, iniciou carreira política ainda em 2018, como integrante do grupo de transição do então presidente-eleito Jair Bolsonaro.

Em 2019, assumiu o cargo de secretária de Saúde Indígena após ser indicada pelo então ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

Dois anos depois, em fevereiro de 2021, também foi nomeada Conselheira Nacional de Promoção da Igualdade Racial, posto vinculado ao antigo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos da hoje senadora Damares Alves (Republicanos-DF).

Ainda alinhada a Bolsonaro e filiada ao PL, se candidatou a deputada federal pelo Amapá em 2022, tendo sido eleita com 5.435 votos.

Em 2023, foi incluída em um inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) que apurava deputados supostamente envolvidos no 8 de janeiro, após divulgar um vídeo nas redes sociais com imagens da invasão do Congresso.

Em uma postagem publicada em suas redes sociais, Waiãpi escreveu: “Povo toma a Esplanada dos Ministérios nesse domingo! Tomada de poder pelo povo brasileiro insatisfeito com o governo vermelho”. Posteriormente, a Procuradoria-Geral da República entendeu que não houve crime nas publicações.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Motorista fica ferido após carro tombar no Centro de Barra Mansa

Destaque 1 Motorista fica ferido após carro tombar no Centro de Barra Mansa Um motorista…

Gerson tranquiliza após derrota do Flamengo para Peñarol: “Não tem nada perdido”

Após a derrota do Flamengo para o Peñarol por 1 a 0 pelas quartas de…

Rui Costa rebate governadores sobre atraso em ações para evitar queimadas

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, rebateu, nesta quinta-feira (19), as críticas de governadores…