O incêndio no Parque Nacional do Itatiaia completou uma semana nesta sexta-feira (21). Há sete dias, o fogo começou em uma área conhecida como Morro do Couto, em Itatiaia (RJ), onde 415 cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) faziam treinamento. O Ministério Público Federal (MPF) está investigando uma eventual responsabilidade dos militares no início das chamas. (entenda mais abaixo)
Uma câmera, que monitora o parque 24h, com transmissão ao vivo no Youtube, registrou a presença dos militares no local. Um comboio de viaturas aparece no vídeo próximo a um pequeno foco de incêndio, marcado por uma fumaça branca. Como mostra a imagem abaixo, os veículos estão parados.
Cinco minutos depois, as imagens revelam o crescimento do fogo, com a fumaça mais densa e espalhada. Porém, os veículos não aparecem mais no vídeo, indicando a saída do comboio.
Em nota enviada, a Aman afirmou que os militares tentaram controlar as chamas, mas não foi possível “devido aos fortes ventos e a vegetação bastante seca” e justificou a saída do comboio do local como uma “questão de segurança”.