O Índice de Consumo das Famílias (ICF) caiu 0,8% na cidade de São Paulo na comparação entre maio e abril de 2024, segundo levantamento da Fecomercio-SP que mede a tendência a curto e médio prazo.
Em maio, o índice registrou 109,3 pontos, o terceiro mês seguido de retração. Este é o menor patamar desde agosto de 2023, quando o ICF foi de 107,5 pontos.
Apesar da queda, o resultado ainda é positivo quando comparado ao mesmo mês do ano passado. Em maio de 2023, o ICF chegou a 100 pontos, demonstrando um crescimento de 9,3% na intenção de consumo das famílias da capital paulista.
Segundo a Fecomercio-SP, o resultado pode ter sido influenciado pela inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA).
No mês passado, o indicador acelerou para 0,46%, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Futuro profissional recua 3%
O Índice mediu ainda a percepção quanto ao futuro profissional, que teve queda de 3% em comparação com o resultado de abril.
Na publicação dos dados, a Fecomercio-SP avalia que a insegurança sobre a carreira impacta outros indicadores, como o da perspectiva de consumo. Este também registrou queda, ainda que menor, de 1,6% em comparação com o mês anterior.
Os indicadores de emprego atual, renda atual, acesso ao crédito e nível de consumo atual se mantiveram estáveis em comparação com o mês passado.
Em comparação com maio de 2023, todos os índices, incluindo perspectiva profissional, perspectiva de consumo e momento para duráveis, registraram variação positiva.
Compartilhe: