O Volta Redonda assumiu a liderança da Série C do Campeonato Brasileiro ao derrotar o Caxias (RS) por 1 a 0, na noite deste domingo (23), no Estádio Raulino de Oliveira. O Esquadrão de Aço chegou aos 22 pontos. O gol da vitória sobre o time gaúcho saiu no segundo tempo, num chutaco de PK de fora da área.
O jogo foi pela 10ª rodada, que será completada somente na noite da próxima quarta-feira (26) quando o Athletic (MG), que até então estava em primeiro, com 21 pontos, enfrenta o Sampaio Corrêa, em São Luís, no Maranhão.
Já o Volta Redonda estará em campo novamente no sábado (29), também contra o Sampaio Corrêa, mas no Raulino de Oliveira, às 17 horas. O Caxias terá pela frente o Floresta, no Ceará, no domingo (30).
Volta Redonda e Caxias não se enfrentavam desde 1999. Naquele ano, o primeiro jogo foi vencido pelos gaúchos por 3 a 0. Na segunda partida, o placar ficou em 2 a 2, mas o Voltaço foi punido pela escalação de um jogador (Leonardo Braga) em situação irregular.
Entrada violenta – No jogo deste domingo, o Tricolor de Aço dominou as ações na maior parte do tempo, mas perdeu chances e viu o goleiro adversário ser um dos destaques da partida.
O primeiro lance que despertou atenção não foi a finalização de Ítalo Carvalho logo no primeiro minuto de jogo, muito acima do travessão, nem a chegada perigosa do Caxias, com Geilson, que de cabeça também mandou sobre o travessão de Drosny. Foi aos 10 minutos, quando Vini Moura levou uma entrada criminosa do lateral Lucas Ryan, na intermediária do Caxias.
Lesionado, o jogador do Voltaço deixou o campo de maca, chorando. O técnico Rogério Corrêa providenciou a entrada de Rafinha, depois de o jogador do time gaúcho ser apenas advertido com o cartão amarelo.
Em seguida, primeira chance real de gol foi do Caxias. Em um contra-ataque, Galvan colocou Gabriel Silva livre na grande área. O camisa 7 bateu cruzado, mas Drosny conseguiu desviar para escanteio.
O Voltaço respondeu 3 minutos depois, quando Douglas Skilo obrigou o goleiro Zé Carlos a também fazer uma boa intervenção. Aos 21, outra vez o goleiro do Caxias e Skilo protagonizaram um lance importante. Primeiro, PK chutou forte de fora da área, o goleiro defendeu e, no rebote, Skilo cabeceou de forma desajeitada e mandou para fora.
A pressão do Tricolor de Aço continuou e logo em seguida foi Wellington Silva quem fez Zé Carlos trabalhar, desviando para a linha de fundo.
Com o primeiro tempo caminhando para o final, o goleiro do Caxias foi se tornando personagem da partida. Aos 38, ele fez uma defesa fantástica na bola cabeceada por PK finalizando cruzamento de Sanchez da esquerda.
Mas coube a Jean Drosny brilhar no minuto final da primeira etapa, defendendo duas conclusões seguidas do atacante Álvaro, em um contra-ataque do Caxias.
No travessão e gol! – O segundo tempo da partida no Raulino começou num ritmo mais lento, até que, aos 15 minutos, Álvaro assustou a torcida, acertando o travessão, com desvio de Drosny. A arbitragem anulou o lance marcando impedimento.
Mas dois minutos depois, o Volta Redonda abriu o placar: PK disparou um torpedo de fora da área, a bola bateu também na trave, nas costas do goleiro Zé Carlos e entrou, fazendo 1 a 0. O gol foi muito comemorado pelos jogadores não só em campo, mas também pelos que estavam no banco, junto com a comissão técnica.
Com a vantagem no placar, diante de um adversário valente, o Voltaço procurou cadenciar mais as jogadas, tentando encontrar a chance de dar um bote certeiro e liquidar de vez o confronto. O Caxias, por seu lado, tentava criar alguma oportunidade para ao menos chegar ao empate.
O jogo até ficou tenso nos minutos finais, numa disputa de bola próximo aos bancos de reservas. Vários jogadores se desentenderam e o zagueiro Zé Vitor, do Voltaço, e o atacante Gabriel Silva, do Caxias, acabaram expulsos. Karl, do Voltaço, levou amarelo. Nas arquibancadas, torcedores dos dois times também se estranharam, movimentando policiais militares que faziam a segurança.
Até que veio o apito final, após 8 minutos de paralisação por conta da confusão, levando a um segundo tempo com 61 minutos de duração. Vitória consolidada, o Voltaço saboreia, ainda que momentaneamente, a liderança. (Fotos: Daniel Barreto de Carvalho)