A operação “Ponto de Equilíbrio”, deflagrada nesta terça-feira (2) pela Polícia Civil em conjunto com a Secretaria Municipal de Ordem Pública de Volta Redonda (Semop) prendeu, até o final da manhã, sete pessoas, apreendendo um carro clonado, cinco motocicletas e placas utilizadas para a adulteração de veículos. A ação segue em andamento para cumprir 11 mandados de prisão, 12 de busca e apreensão, além de apreensão de 15 veículos utilizados para a prática dos crimes.
As investigações contra os alvos começaram em janeiro deste ano, a partir de imagens de monitoramento feitas por câmeras da Semop. Nos registros foi possível identificar os envolvidos praticando manobras ilegais, popularmente conhecidas como “grau” e “cavalo de pau”, nas principais vias da cidade, colocando em risco a vida e o patrimônio da população.
O trabalho feito pela Semop em conjunto com a Polícia Civil contou também com o monitoramento de redes sociais e denúncias feitas pela população. O serviço de inteligência constatou que o grupo se reunia frequentemente para o cometimento da prática criminosa, gravando vídeos para os seus perfis em busca de autopromoção e captação de seguidores, com a finalidade de ganhos financeiros com a venda de rifas de motocicletas, premiação em dinheiro em espécie, além da venda de “cursos” de manobras automobilísticas ilegais.
“As imprudências flagradas aconteciam em vias expressas e de grande movimento, o que triplica os riscos de acidentes e tragédias irreversíveis. Os vídeos demonstram ainda um total descaso social desses indivíduos e também uma afronta às forças de segurança. Temos percebido que muitas pessoas têm perdido a vida por imprudência e esses indivíduos acabam incentivando uma prática delituosa e a gente não pode permitir isso”, destacou o secretário municipal de Ordem Pública de Volta Redonda, coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa.
Investigações e denúncias – As investigações continuarão para identificar e responsabilizar outros praticantes de crimes de trânsito em Volta Redonda. Mesmo que o crime de trânsito não seja flagrado, as pessoas devem denunciar para a responsabilização do autor, diz Luiz Henrique.
Qualquer denúncia de crimes de trânsito como esses podem ser feitas através dos telefones 153 (Guarda Municipal), 190 (Polícia Militar) e 197 (Polícia Civil) ou (24) 3339-2462, que funciona como WhatsApp. O anonimato é garantido. (Fotos: Semop)