• Home
  • Polícia
  • Guarda Municipal de Volta Redonda forma 27 novos agentes

Guarda Municipal de Volta Redonda forma 27 novos agentes

Aprovados em concurso público, novos membros da corporação passaram por curso de capacitação, que durou três meses e englobou as partes teórica e prática

A Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR) realizou nesta segunda-feira (1º), no auditório do campus Aterrado do UGB (Centro Universitário Geraldo Di Biase), a cerimônia de formatura dos 27 novos agentes da corporação. O grupo faz parte dos aprovados em concurso público e passou por um período de três meses de curso, que abrangeu atividades de defesa pessoal, noções básicas de primeiros socorros, condicionamento físico, técnica de abordagem, disciplinas voltadas para a formação do agente de trânsito e noções básicas de legislação penal, administrativa e constitucional. A capacitação seguiu a matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

A cerimônia contou com diversas autoridades, incluindo o prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto; o secretário municipal de Ordem Pública, coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa; o comandante da Guarda Municipal, Silvano de Paula; o subcomandante da GMVR, Antônio José Almico; o comandante do 28º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Sardenberg; o delegado da Polícia Federal, Pedro Paulo Simão da Rocha; o comandante da 5º Comando de Policiamento de Área (CPA) da Polícia Militar, coronel Ronaldo Martins; o delegado da 93ª Delegacia de Polícia Civil, Vinícius de Mello Coutinho; e o coordenador da Operação Segurança Presente, major Silveira.

uniu

Ao parabenizar os formandos, o prefeito Neto lembrou ao grupo que eles devem se orgulhar de ingressarem em uma instituição de renome. “A Guarda Municipal de Volta Redonda é a única do estado do Rio de Janeiro em que alguns integrantes estão habilitados a portar armas; vocês estão à frente das outras Guardas do estado. E que os senhores façam um excelente trabalho colaborando com a segurança pública do município. Isso é uma preocupação conjunta, inclusive, dos cidadãos comuns que devem ajudar as forças de segurança a aumentar cada vez mais essa sensação de bem-estar da nossa sociedade.”

Ele reforçou, ainda, sua certeza de que todas as forças de segurança estão em sintonia para realizar o sonho de todos em fazer de Volta Redonda a cidade mais segura do país.

“Com essa nossa parceria com a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros, e a Polícia Federal, estamos dando condições para que o nosso sonho se torne realidade. Volta Redonda é uma cidade que, diferente da maioria dos municípios, entende que a responsabilidade da segurança não é apenas do governo do estado, apenas do governo federal, é nossa também. Nós vamos fazer de Volta Redonda uma cidade cada vez mais segura. Vamos abrir novos concursos públicos para a Guarda Municipal”, disse.

Em busca de uma cidade mais segura

O comandante da GMVR, Silvano de Paula, considera primordial a realização do curso de formação bom para que os novos agentes possam prestar o serviço à comunidade com segurança e dentro da legalidade.

“Eles estão plenamente preparados para auxiliar na demanda atual; temos total convicção de que eles estão preparadíssimos. O aprendizado é diário, mas a gente acredita que esses três meses dispensados à formação deram a eles condições de prestar um serviço de qualidade à sociedade e atingirmos o nosso objetivo, de termos uma cidade mais segura.”

Para o secretário de Ordem Pública, coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa, os novos guardas são a renovação da segurança em Volta Redonda. “A Guarda Municipal é fundamental para a construção de uma cidade, é ela que tem proximidade com a população e faz a diferença em Volta Redonda”, pontuou, acrescentando que não se tem mais sucesso na segurança pública sem a participação da sociedade.

Uma das novas guardas municipais de Volta Redonda, Amanda Pinto da Fonseca Santos, além de fazer o discurso em nome dos colegas, falou sobre o período de capacitação.

“Esse curso foi muito importante para nossa formação, porque ele dá toda a base teórica que colocamos em prática no nosso dia a dia, trazendo segurança para a população, pois o guarda municipal cuida dos bens e dos patrimônios da cidade. E até para termos argumentos com o próprio cidadão, que vamos abordar diariamente”, disse ela, ressaltando que a parte teórica do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) foi a que teve maior peso durante o período.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Racing x Cruzeiro: polícia paraguaia usa bafômetro e faz cinco revistas antes da final

Diante da rivalidade histórica no futebol entre brasileiros e argentinos, a polícia paraguaia adotou muito…

PRF prende mulher com 5 Kg de haxixe em Piraí – Informa Cidade

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu aproximadamente 5 quilos de haxixe na noite da sexta-feira (22).…

Ancelotti sobre má fase de Mbappé: “Vai quebrar a sequência, é questão de tempo“

O atacante Kylian Mbappé não marca pelo Real Madrid desde a vitória por 2 a…