• Home
  • Destaque
  • Volta Redonda fecha primeiro semestre com queda de até 50% em índices criminais – Informa Cidade

Volta Redonda fecha primeiro semestre com queda de até 50% em índices criminais – Informa Cidade

Volta Redonda tem reduzido seus índices criminais mês a mês. No primeiro semestre deste ano, o município registrou queda de até 50% em comparação com o mesmo período de 2023, de acordo com dados do Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP-RJ). Entre os itens em queda estão: roubo em coletivo, roubo e furto de veículo, letalidade violenta e roubo a estabelecimento comercial.

A maior redução foi no roubo em coletivo com 50% de queda. Já os roubos de veículos caíram 44%, foram 25 registros em 2023 e 14 em 2024. Os furtos de veículos apresentaram queda de 30%: de 70 para 49, no comparativo entre os dois anos. A letalidade violenta, que abrange homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte, morte por intervenção de agente do estado e roubo seguido de morte (latrocínio), registrou queda de 28%, em comparação com o mesmo período de 2023. Na sequência, aparecem o roubo a estabelecimento comercial (-11%) e furto a pedestres (-9%). Não houve registro de roubo de carga neste período.

O ISP-RJ reúne informações dos crimes registrados nas delegacias de Polícia Civil de todo o estado. Os números auxiliam as forças de segurança no planejamento e efetividade do policiamento.

Coalização pela segurança

O secretário municipal de Ordem Pública (Semop), coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa, celebrou as constantes reduções nos índices criminais em Volta Redonda e destacou a importância da integração entre os órgãos de segurança e a participação popular.

“Mais uma vez os números do ISP-RJ mostram que estamos em evolução no combate aos índices criminais. Nós vamos ajustar ainda mais o nosso planejamento operacional para que os outros indicadores também possam ser reduzidos. É importante frisar a participação dos moradores de Volta Redonda. Não existe sucesso na segurança pública sem a participação da sociedade. Até porque não conseguimos ter uma viatura em cada esquina, mas podemos ter um cidadão de bem que pode municiar com informações e demandar as forças de segurança. E é isso que tem facilitado o nosso trabalho”, afirmou Luiz Henrique.

Parcerias fortalecem segurança

Os investimentos na segurança pública feitos pela prefeitura, em parceria com o Governo do Estado, incluem a aquisição de 15 novas viaturas; a implementação do policiamento suplementar com o Sistema Integrado de Segurança – com atuação de policiais militares e guardas municipais – e a Operação Segurança Presente; a ampliação do sistema de monitoramento por câmeras com a reativação das bases da Polícia Militar nos bairros Jardim Vila Rica/Tiradentes e Santo Agostinho.

Outra parceria voltada à segurança pública foi a com a Associação de Moradores do bairro Laranjal. Por meio dela, as câmeras particulares do local foram absorvidas e incorporadas ao Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública). A medida amplia a capacidade de monitoramento por câmeras da cidade. Todos aqueles que tiverem interesse em participar do projeto, sem custo nenhum, devem procurar a Secretaria Municipal de Ordem Pública, na Ilha São João, para fazer parte de um grande cinturão de segurança.



Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Santos vence após vacilo do Botafogo-SP e cola na liderança da Série B

O Santos venceu o Botafogo-SP, por 1 a 0, em partida válida pela 27ª rodada…

Motoboy é torturado por criminosos após fazer entrega

Um motoboy foi capturado por criminosos enquanto passava pela Rua Barão de Melgaço, em Cordovil, na…

Motorista fica ferido após carro tombar no Centro de Barra Mansa

Destaque 1 Motorista fica ferido após carro tombar no Centro de Barra Mansa Um motorista…