• Home
  • Política
  • Renan Marassi visita centro de segurança em São José dos Campos e propõe implementá-lo em Resende

Renan Marassi visita centro de segurança em São José dos Campos e propõe implementá-lo em Resende

RESENDE

O pré-candidato a prefeito de Resende, Renan Marassi, visitou nesta quinta-feira, 11, as instalações do Centro de Segurança e Inteligência (CSI) em São José dos Campos, São Paulo. Ele teve oportunidade de conhecer o sistema de monitoramento que tem se destacado na prevenção e combate ao crime na cidade paulista. A intenção e, se eleito, poder levar para Resende esse sistema.

Mais de mil câmeras inteligentes são distribuídas em São José dos Campos. Além do reconhecimento facial e rastreamento de veículos, que ajudam na localização de foragidos da justiça e carros roubados, o sistema oferece detecção de movimento e análise de tempo de permanência, fundamentais para a eficiência das operações de segurança. As imagens são capturadas em tempo real e acompanhadas 24 horas por dia pelas forças de segurança. Os registros também contribuem para a melhoria da mobilidade urbana, da ação social e dos trabalhos da Defesa Civil.

Segundo o pré-candidato, adotar tecnologias como essa não apenas moderniza a infraestrutura de segurança, mas também representa um avanço significativo na qualidade de vida dos cidadãos. “É um sonho para qualquer cidade poder contar com um sistema que oferece resultados concretos e imediatos no combate à criminalidade, sem necessidade de grandes investimentos iniciais em infraestrutura. E nessa visita a gente pôde constatar que é viável e possível trazer esse tipo de ferramenta para dentro de Resende”, afirmou Marassi.

DADOS DO CSI

Dados do CSI apontam que São José dos Campos é uma das cidades que mais reduziu índices de criminalidade no país nos últimos cinco anos. Indicadores na cidade estão compatíveis com as da Europa. Em comparação a 2016, os homicídios tiveram uma queda de 39%, enquanto os roubos diminuíram 61% e os furtos, 22%. Em relação aos roubos de veículos, houve uma diminuição de 64%, e aos furtos, 64%.

“O sistema é tecnológico e traz uma resposta rápida a qualquer tipo de crime que aconteça na cidade. É algo que seria muito valioso para Resende”, observou Renan, enfatizando a importância não apenas da capacidade de fazer flagrantes, mas também do trabalho preventivo e de investigação que o CSI possibilita. “As imagens são essenciais para inibir os crimes e na apuração dos casos”, completou o pré-candidato.

Na cidade paulista o funcionamento do CSI é integrado com as forças de segurança, como Guarda Municipal e Polícia Militar.

OUTRO PROGRAMA

Renan Marassi também esteve no Programa São José unida, que envolve diversos órgãos ligados à segurança pública, que tem a participação de entidades, como a Guarda Civil Municipal, agentes de mobilidade urbana, Polícia Federal, Polícia Ambiental, Polícia Rodoviária, Corpo de Bombeiros, Polícia Técnico-Científica e a Secretaria de Apoio Social ao Cidadão.

O programa começou em 2017 com apoio da prefeitura e nos anos de 2019 e 2020 a cidade registrou os menores índices de homicídios, roubos e furtos dos últimos 19 anos. Isso resultou na transformação do programa em uma lei municipal.

Para o pré-candidato, o que foi visto em São José dos Campos foi inspirador para Resende. “Esses programas não apenas demonstram a eficácia de investimentos em tecnologia e integração das forças de segurança, mas também mostram que é possível alcançar resultados significativos na redução da criminalidade e na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Com base nesse modelo, podemos trazer para Resende um sistema moderno e eficiente, adaptado às nossas necessidades locais, para tornar nossa cidade ainda mais segura e acolhedora para todos”, finalizou Marassi.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Milicianos é sequestrado por bandidos que se passaram por policiais

O miliciano Wanderson Lira, conhecido como ‘Varetinha’, foi sequestrado em casa por um grupo de…

Bolsonaro pode ser preso? Saiba tamanho da pena máxima em caso de condenação

Indiciado pela Polícia Federal (PF) pela terceira vez na quinta-feira (21), o ex-presidente Jair Bolsonaro…

Brasileirão: Fluminense leva virada do Fortaleza, mas arranca empate no fim

Fluminense e Fortaleza ficaram no empate, por 2 a 2, em pleno Maracanã, em jogo…