• Home
  • Política
  • “Desdobramentos políticos eleitorais” geram movimento de conflito entre Lula e Tarcísio, diz cientista político à CNN

“Desdobramentos políticos eleitorais” geram movimento de conflito entre Lula e Tarcísio, diz cientista político à CNN

Nesta sexta-feira (19), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou a ausência do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), durante uma agenda em São José dos Campos, no interior do estado.

Lula disse que espera que o governador paulista um dia comece “a mostrar para o povo que a gente pode ser adversário, pode ter disputado eleições”. “Mas, quando elas terminam, temos que governar junto com todo mundo”.

A crítica aconteceu no momento em que o PT havia ingressado com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a suspensão da privatização da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), carro-chefe do governo Tarcísio. A questão foi rejeitada pelo presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso.

A possibilidade de Tarcísio de Freitas ser candidato ao Palácio do Planalto em 2026 e concorrer contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) gera um movimento de conflito entre os dois, avaliou ao WW o cientista político Rafael Cortez, professor do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). Cortez explica que existe “o conflito em torno da privatização em si” mas também há “os desdobramentos políticos eleitorais desse movimento”.

Para Cortez, “como o Tarcísio é a bola da vez para representar eventualmente o bolsonarismo, em 2026, organizando um projeto rival ao do presidente Lula, todo o movimento entre esses dois nomes vai ganhar uma repercussão política para além da temática específica”.

“Tem eleição municipal também, e em alguma medida esses atores estão envolvidos, São Paulo é uma capital importante”, prossegue o cientista político.

Na capital paulista, Lula apoia o pré-candidato do PSOL, Guilherme Boulos. Tarcísio, por sua vez, apoia a reeleição do prefeito Ricardo Nunes (MDB).

WW vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 22h, com edição especial aos domingos no mesmo horário. O programa debate os temas mais relevantes e complexos dos noticiários de uma maneira objetiva e, ao mesmo tempo, aprofundada.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Milicianos é sequestrado por bandidos que se passaram por policiais

O miliciano Wanderson Lira, conhecido como ‘Varetinha’, foi sequestrado em casa por um grupo de…

Bolsonaro pode ser preso? Saiba tamanho da pena máxima em caso de condenação

Indiciado pela Polícia Federal (PF) pela terceira vez na quinta-feira (21), o ex-presidente Jair Bolsonaro…

Brasileirão: Fluminense leva virada do Fortaleza, mas arranca empate no fim

Fluminense e Fortaleza ficaram no empate, por 2 a 2, em pleno Maracanã, em jogo…