• Home
  • Política
  • Jari incentiva candidaturas ao ‘Parlamento Juvenil’ da Alerj

Jari incentiva candidaturas ao ‘Parlamento Juvenil’ da Alerj

ESTADO

O deputado estadual Jari Oliveira (PSB) é um entusiasta do projeto “Parlamento Juvenil” da Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc). A iniciativa, voltada para estudantes do ensino médio, do 1º ou 2º ano, da rede estadual de ensino, promove a participação popular na política, que é a principal marca dos mandatos de Jari no legislativo.

As inscrições para o “Parlamento Juvenil 2024” podem ser feitas até o próximo dia 02 de agosto pelo site: parlamento-juvenil.rj.gov.br. Os candidatos devem ter de 14 a 17 anos. A eleição é feita em dois turnos, o primeiro entre os inscritos da própria escola e o segundo entre os eleitos de todas as escolas do município. Cada município do estado terá um representante, a capital terá três e as três cidades com maior proporção de inscritos válidos podem eleger dois representantes.

“Foi muito bom acompanhar o ‘Parlamento Juvenil’ no ano passado e sou um grande apoiador da iniciativa. Atuar uma semana como deputado, faz com que o jovem vivencie o exercício da atividade política, a cidadania, o processo legislativo. Tenho certeza que essa experiência colabora para que esse jovem seja um multiplicador, na escola, na família e na comunidade da importância da participação popular na política. E é nisso que acredito como política de qualidade, voltada para a população e é assim que trabalho no legislativo”, falou Jari.

Ele chamou a atenção para a possibilidade de municípios elegerem mais de um representante para o ‘Parlamento Juvenil’. “Temos grandes municípios aqui no Sul Fluminense, com jovens atuantes, ligados aos acontecimentos na política e na comunidade à sua volta. Vamos divulgar o ‘Parlamento Juvenil’ da Alerj, quem sabe os três municípios a levar dois representantes saiam daqui da nossa região”, reforçou o deputado.

O projeto

O ’Parlamento Juvenil’ simula os moldes do parlamento convencional, com direito a escolha da Mesa Diretora, Regimento Interno e votação em plenário. Durante uma semana, os estudantes eleitos passam a ter as mesmas atribuições de um deputado estadual e discutem e aprimoram projetos de lei de sua própria autoria que podem virar leis oficiais para toda a população fluminense.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Atlético-MG x RB Bragantino: horário e onde assistir ao jogo do Brasileirão

Atlético-MG e Red Bull Bragantino se enfrentam neste domingo (22), às 16h, em partida válida…

Ficam precedentes muito ruins da batalha de caso do X, diz Marsiglia à CNN

O advogado constitucionalista André Marsiglia, em participação no WW, expressou preocupação com os precedentes estabelecidos…

STF volta a discutir nesta sexta (20) ampliação de alcance do foro privilegiado

O Supremo Tribunal Federal (STF) volta a discutir, a partir desta sexta-feira (20), a ampliação…