A Feira da Roça de Quatis virou Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. A lei, de autoria do deputado estadual Jari Oliveira (PSB), que dá o título ao principal evento do município, realizado há 38 anos, já foi sancionada pelo governador Cláudio Castro.
A tradicional festa ocupa uma área de mais de 14 mil metros quadrados e recebe cerca de 30 mil pessoas em dois domingos no mês quando são montadas barracas com comidas e produtos típicos da região, com direito a apresentação de brincadeiras e danças folclóricas, além de shows com artistas locais e um grande baile de forró, que começa depois do almoço e vai até a noite.
“O reconhecimento de bens imateriais é uma das maneiras de manter vivas as memórias e histórias de uma localidade”, explicou Jari, que vai além: “A Feira da Roça de Quatis merece ser reconhecida como ‘patrimônio do estado’, já que é uma tradição que tem passado de geração a geração e gera um sentimento de identidade na população”, afirmou Jari.
Na Sua Cidade
Na manhã desta segunda, 22, Jari esteve em Resende com mais uma edição do “Deputado na Sua Cidade”. Na próxima semana, a tenda do projeto será montada na Rua Baltazar de Souza, próximo ao número 290, no Eucaliptal, em Volta Redonda, das 8 às 12 horas.