• Home
  • Política
  • Com um ano de atraso, governo lança programa de passagens aéreas mais baratas para aposentados

Com um ano de atraso, governo lança programa de passagens aéreas mais baratas para aposentados

Após quase um ano de atraso, o governo federal vai lançar, nesta quarta-feira (24), a primeira fase do programa Voa Brasil, destinada a aposentados do INSS que não tenham viajado de avião nos últimos 12 meses, independente da faixa de renda.

Segundo o Ministério de Portos e Aeroportos, cerca de 23 milhões de pessoas poderão emitir passagens aéreas ao custo de até R$ 200. Cada beneficiário terá direito a dois bilhetes aéreos por ano.

Para o governo Lula, o Voa Brasil é tido como uma importante ferramenta de inclusão social e como uma estratégia para aumentar a popularidade do presidente. Mas mudanças tiveram de ser feitas no escopo inicial para viabilizar o benefício.

Inicialmente, o ministério previa um público mais amplo, com alunos do Programa Universidade Para Todos (Prouni), por exemplo. A inclusão dos estudantes de baixa renda, no entanto, deve ficar para a próxima fase do programa, ainda sem data para ser lançada. Até lá, o governo vai avaliar os impactos da medida.

O Voa Brasil foi anunciado em março de 2023, com lançamento previsto para agosto do mesmo ano, pelo então ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, que deixou o cargo em setembro de 2023 sem oficializar o benefício. Silvio Costa Filho herdou a pasta e a missão cumprir a promessa de seu antecessor.

Desde então, o programa vem sofrendo diversos adiamentos. Nos bastidores, a avaliação é de que França se precipitou e deixou uma ¨batata quente¨ nas mãos de Costa Filho, que vem sendo cobrado desde o início da sua gestão.

Em meio aos adiamentos, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, chegou a dizer que a população não devia criar “falsa expectativa” sobre o programa.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Mulher é presa por agredir mãe idosa em Volta Redonda

Uma idosa de 73 anos foi agredida pela própria filha, de 47 anos, em Volta…

Milicianos é sequestrado por bandidos que se passaram por policiais

O miliciano Wanderson Lira, conhecido como ‘Varetinha’, foi sequestrado em casa por um grupo de…

Bolsonaro pode ser preso? Saiba tamanho da pena máxima em caso de condenação

Indiciado pela Polícia Federal (PF) pela terceira vez na quinta-feira (21), o ex-presidente Jair Bolsonaro…