• Home
  • Política
  • TJ não dá prosseguimento a julgamento de Pezão e ele segue inelegível

TJ não dá prosseguimento a julgamento de Pezão e ele segue inelegível

Piraí/Rio

Na última quinta-feira, dia 25, havia a expectativa de que a ação rescisória movida pela defesa de Luiz Fernando Pezão voltasse à pauta para julgamento no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ). Essa ação representa a esperança de Pezão de concorrer à Prefeitura de Piraí nas eleições deste ano. Entre os sete desembargadores, cinco já votaram contra o pedido do ex-governador e atual pré-candidato. Se ele perder, permanecerá inelegível até 2027, o que o impede de concorrer a qualquer cargo público neste ano.

O jornal A Voz da Cidade informou na edição do dia 23 que o julgamento poderia ocorrer durante sessão do dia 25. A decisão de inelegibilidade contra Pezão já transitou em julgado, e a ação rescisória busca anular os efeitos dessa decisão, solicitando também uma liminar para suspender a execução da inelegibilidade enquanto o julgamento não é concluído. Em termos jurídicos, a ação rescisória visa anular os efeitos de uma decisão que já foi finalizada.

De acordo com informações, a próxima sessão do Tribunal de Justiça, onde o julgamento pode prosseguir, ocorrerá após a segunda quinzena de agosto. As últimas sessões aconteceram nos dias 25 de julho, 18 de junho e em maio, mas não há uma data fixa. O jornal solicitou a assessoria de imprensa da data da próxima sessão, mas não teve retorno até o fechamento desta edição.

A campanha eleitoral tem início em 16 de agosto, data em que os candidatos já devem ter pedidos de recurso deferidos pela Justiça Eleitoral para participar do pleito. O prazo final para registro de candidatura é 15 de agosto. A tendência é que o pedido de Pezão seja indeferido pelo cartório eleitoral de Piraí. Para ganhar tempo, ele pode recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No entanto, se a situação no TJRJ se mantiver, ou se o julgamento terminar com a derrota de Pezão, ele não poderá disputar as eleições em Piraí. Por isso, há rumores na cidade de que ele está considerando outro nome para candidatar-se em seu lugar.

Petição

A defesa de Pezão, que poderia ter solicitado a inclusão do processo na pauta do dia 25, não o fez. No dia 29, foi protocolada uma petição que o desembargador Jean Albert de Souza Saadi negou. O pedido era para suspender o efeito da inelegibilidade, mas o desembargador entendeu que a decisão deveria ser tomada por um colegiado, e não individualmente, portanto, negou o pedido e incluiu o caso na pauta de votação.

Nome no Cadastro

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro já requereu a inclusão de Pezão no Cadastro Nacional dos Condenados por Improbidade Administrativa e Inelegibilidade (CNCIAI). A decisão é referente ao processo 0042427-14.2017.8.19.0001. Além da condenação e inelegibilidade, Pezão também foi multado em aproximadamente R$ 1,7 milhão.

A condenação se refere a improbidade administrativa ocorrida durante seu mandato como governador, quando não repassou ao Fundo Estadual de Saúde, entre 2014 e 2015, o percentual mínimo de 12% da arrecadação tributária, conforme o artigo 198 da Constituição Federal e a Lei Complementar 141/2012.

COM TRANQUILIDADE

Em nota enviada por sua assessoria de imprensa, Pezão disse que aguarda com tranquilidade o resultado do TJ e confiança na justiça para que sua elegibilidade seja confirmada, já que os demais processos que corriam na justiça contra ele, com o mesmo objeto, foram favoráveis.

A convenção do MDB, partido de Pezão, está agendada para este sábado, dia 3, em Piraí.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Milicianos é sequestrado por bandidos que se passaram por policiais

O miliciano Wanderson Lira, conhecido como ‘Varetinha’, foi sequestrado em casa por um grupo de…

Bolsonaro pode ser preso? Saiba tamanho da pena máxima em caso de condenação

Indiciado pela Polícia Federal (PF) pela terceira vez na quinta-feira (21), o ex-presidente Jair Bolsonaro…

Brasileirão: Fluminense leva virada do Fortaleza, mas arranca empate no fim

Fluminense e Fortaleza ficaram no empate, por 2 a 2, em pleno Maracanã, em jogo…