O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu o senador Rodrigo Pacheco (PSD), presidente do Congresso, para uma reunião, na noite de quinta-feira (1º), no Palácio da Alvorada. O encontro não constava na agenda oficial da Presidência.
De acordo com interlocutores de ambos, Lula e Pacheco vão discutir a pauta econômica no segundo semestre e os projetos de negociação da dívida dos estados e da desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia e dos municípios.
Sobre as dívidas dos estados, Pacheco apresentou um projeto depois de reunir governadores dos estados com as maiores dívidas para tentar um acordo, mas terminou o primeiro semestre sem conseguir colocar o texto para votação em plenário.
Já a proposta da desoneração deveria ser votada até o recesso parlamentar, o Supremo Tribunal Federal (STF) prolongou o prazo para consenso para a compensação das perdas de receita. Executivo e Congresso tem até 11 de setembro para chegar a uma solução.
Uma das principais pautas econômicas do segundo semestre no Senado é a regulamentação da reforma tributária. O governo quer a aprovação até o fim deste ano. Pacheco chegou a sugerir que pediria ao Palácio do Planalto para retirar urgência.
Quem mais está na reunião?
O secretário executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, e o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT) também participaram da agenda. O ministro Fernando Haddad (PT) está em férias.
Antes de se reunir com Pacheco, Lula esteve com o ministro da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Alexandre Padilha (PT), responsável pela articulação entre governo e Congresso.
Compartilhe: