Seis trinca-ferros, três coleiros e um tico-tico, foram resgatados na sexta-feira (2) de cativeiro em Barra do Piraí por policiais militares. Eles chegaram ao local onde as aves estavam após denúncias feitas ao Linha Verde (0300 253 1177) – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente.
A ação foi na Rua F, no bairro Roseira, onde havia um terreno com várias casas. No início da rua, foram avistadas duas gaiolas com um trinca-ferro e um tico-tico, sem anilhas. Pessoas próximas não souberam informar aos policiais quem seriam os responsáveis.
Em outra residência, os agentes identificaram mais uma gaiola com trinca-ferro na varanda e, em outro imóvel, foram localizados mais três trinca-ferros. Segundo vizinhos, os responsáveis pelos pássaros não estavam nos imóveis.
As gaiolas foram recolhidas e levadas para a delegacia de Barra do Piraí. Na distrital, um dos proprietários se apresentou, informando possuir ainda três coleiros e outro um trinca-ferro, todos sem documentações. As aves foram apreendidas e encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Seropédica, onde, após tratamento, serão devolvidas ao habitat natural. (Foto: Polícia Militar)