O Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, espaço educativo e cultural da Light em Rio Claro (RJ), apresenta no coração do município o seu Espaço Oficina São João Marcos, um ambiente propício para jovens e crianças refletirem por meio da arte sobre a importância da história e da memória de maneira lúdica e participativa. No local, serão oferecidas novas turmas das Oficinas Arte e Memória, com aulas gratuitas semanais de teatro e estêncil (técnica de pintura com molde vazado), ministradas pela atriz e arte-educadora do Parque, Thays Santos, e pela artista-residente Mariane Alves, respectivamente. As inscrições estão abertas.
“Abraçamos o desafio de transformar nossa memória em expressões artísticas capazes de interagir, provocar e estimular a reflexão sobre o nosso papel na contínua construção e luta por uma sociedade diversa, representativa, mais justa e feliz”, define Zeca Barros, gestor-executivo do Parque.
A fim de estimular a imaginação e a criatividade dos participantes, o Espaço Oficina São João Marcos ganhou um mural criado pela artista Mariane Alves com a técnica do estêncil: um desenho delineado por cortes e utilizado para estampar as mais diversas superfícies. A obra é constituída por uma arte inspirada em fotografias extraídas do acervo do projeto, que revisitam a antiga cidade de São João Marcos e o Parque. Foi feita uma mistura de imagens fazendo referência a esses dois tempos de existência, sendo relacionados de maneira divertida e muito colorida.
As turmas inaugurais das Oficinas Arte e Memória foram compostas por estudantes do Colégio Estadual Fagundes Varela, em Rio Claro. “Os alunos são curiosos e dispostos para o jogo. Nos primeiros encontros, propusemos atividades sensoriais, de expressão corporal, conhecimento de espaço, ritmo e trabalho em grupo. Depois, vêm os jogos de improviso e interpretação, manuseio de objetos imaginários, dramaturgia e uma encenação final sobre um ângulo da história de São João Marcos”, explica Thays Santos.
“A ideia é iniciar com a teoria, contar a história do processo criativo e falar sobre arte urbana e alguns artistas. Na sequência, proponho um enigma a ser desvendado no uso da técnica do estêncil. Os demais encontros são de aprofundamento e prática, aprendendo a cortar as matrizes e usar o spray, finalizando com a criação de um mural coletivo com a temática de São João Marcos”, completa Mariane.
As inscrições para as próximas turmas podem ser feitas gratuitamente até o dia 30 de agosto nos seguintes pontos: Casa da Cultura Manoel Gonçalves de Souza Portugal (Praça Fagundes Varela, 14, Centro), Sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Cultura, Turismo, Eventos, Esporte e Lazer (Rua Vicente Panaino, Centro, antiga Estação Ferroviária) e no Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos (RJ-149, Km 20 – São João Marcos, Rio Claro).
SERVIÇO
Espaço Oficina São João Marcos
Av. João Baptista Portugal, 244 – Centro – Rio Claro (RJ)
Inscrições abertas!
– Casa da Cultura de Rio Claro
– Secretaria de Cultura de Rio Claro (antiga estação ferroviária)
– Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos
Teatro, com Thays Santos
De 03/09 a 22/10 (às terças-feiras)
Tarde: das 14h às 16h
Noite: das 19h às 21h
Estêncil, com Mariane Alves
De 04/09 a 23/10 (às quartas-feiras)
Tarde: das 14h às 16h
Noite: das 19h às 21h
Sobre o Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos
Inaugurado em 2011, o Parque é um espaço educativo e cultural da Light em Rio Claro (RJ) mantido com o patrocínio da empresa, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e conta com recursos do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O Instituto Cultural Cidade Viva é o parceiro na gestão-executiva do projeto.
—