• Home
  • Destaque
  • Fortaleza visita o Rosario para manter vivo sonho de voltar à final da Sul-Americana

Fortaleza visita o Rosario para manter vivo sonho de voltar à final da Sul-Americana

Vice-campeão da Copa Sul-Americana em 2023, o Fortaleza inicia nesta quarta-feira (14) a fase decisiva da edição 2024 da competição da Conmebol de olho lá na frente, em 23 de novembro, quando acontecerá a final em Assunção, no Paraguai.

O rival nas oitavas de final, primeiro passo no “mata-mata” até a finalíssima, será o Rosario Central, da Argentina. O jogo de ida no estádio Gigante de Arroyito, em Rosario, começa às 19h (de Brasília) com transmissão da ESPN e da Disney+.

A volta será na quarta da semana que vem, dia 21, na Arena Castelão, no mesmo horário.

O Rosario ficou em terceiro no Grupo G da Libertadores, com sete pontos, que teve o Atlético-MG, com 15, e o Peñarol-URU, com 12, avançando às oitavas de final.

Como manda o regulamento, o time argentino migrou para a Copa Sul-Americana e, no playoff, eliminou o Internacional. Venceu em Rosario, por 1 a 0, e depois empatou no Beira-Rio, por 1 a 1.

O Fortaleza liderou o Grupo D da Sul-Americana, com 13 pontos, deixando em segundo o tradicional Boca Juniors, da Argentina, que fez 11 e precisou ir jogar o playoff (eliminou o Independiente Del Valle-EQU e agora terá o Cruzeiro pela frente).

Será o primeiro jogo na história entre as duas equipes. Quem avançar enfrenta nas quartas de final o vencedor de Corinthians e Red Bull Bragantino, que começam a definir o classificado às 21h30 (de Brasília) desta terça-feira (13).

“Sabemos que é importante para eles e para nós. É uma fase que lutamos contra eles, um adversário difícil como todos que estão na Sul-Americana. Será difícil aqui, e também em Rosario. Temos que fazer as coisas bem se quisermos seguir na Sul-Americana”, disse o técnico do Fortaleza, Juan Pablo Vojvoda.

Ele retorna à cidade onde começou a carreira como jogador, em 1995, e treinador, em 2016, no Newell´s Old Boys, principal rival do Rosario Central. Nascido em General Baldissera, vizinha a Rosario, Vojvoda tem um filho, Matias, que joga como goleiro na base do Newell’s.

O Fortaleza tem sete jogadores argentinos no elenco, e três deles nasceram próximos a Rosario: Brítez, que jogou no Central entre 2019 e 2020, Imanol Machuca e Pochettino. Os familiares estarão no estádio nesta quarta.

Em 2023, o Fortaleza perdeu a final da “Sula” para a LDU de Quito-EQU, nas cobranças de pênaltis (5 a 4), após 1 a 1 em 120 minutos de bola rolando.

O jogo foi em Maldonado, região de Punta Del Este, no Uruguai. Antes havia eliminado Libertad-PAR (oitavas), América (quartas) e Corinthians (na semifinal).

Reforços e desfalque

A principal novidade do Fortaleza deve ser a presença do lateral-direito Tinga. O capitão do time está recuperado de um edema muscular na panturrilha esquerda e viajou à Argentina.

O meia Pochettino, também recuperado de problema muscular, está pronto para retornar ao time titular.

Ele ficou no banco de reservas na vitória de 1 a 0 sobre o Criciúma, no final de semana passado, pela Série A do Brasileiro, e entrou no segundo tempo.

O volante Hércules será titular. A dúvida é no ataque, se joga Marinho ou Yago Pikachu.

Quem nem viajou, como esperado, foi o centroavante Lucero. O artilheiro do time em 2024, com 22 gols, está com um edema muscular na coxa direita e continua vetado pelo departamento médico. Não há prazo de retorno.

Outro que não embarcou foi o meia Calebe, ex-Atlético, que continua um trabalho de fortalecimento muscular. O lateral-direito Eros Mancuso, reforço contratado este mês, não foi inscrito a tempo de jogar pelas oitavas.

O Rosario perdeu no começo do mês seu técnico, o experiente Miguel Ángel Russo, de 68 anos, que pediu demissão alegando problemas particulares.

O ex-zagueiro Matías Lequi, de 43 anos, comanda interinamente a equipe e vem tendo bons resultados. No último final de semana, pelo Argentino, o Rosario venceu o clássico local contra o Newell’s Old Boys por 1 a 0.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Milicianos é sequestrado por bandidos que se passaram por policiais

O miliciano Wanderson Lira, conhecido como ‘Varetinha’, foi sequestrado em casa por um grupo de…

Bolsonaro pode ser preso? Saiba tamanho da pena máxima em caso de condenação

Indiciado pela Polícia Federal (PF) pela terceira vez na quinta-feira (21), o ex-presidente Jair Bolsonaro…

Brasileirão: Fluminense leva virada do Fortaleza, mas arranca empate no fim

Fluminense e Fortaleza ficaram no empate, por 2 a 2, em pleno Maracanã, em jogo…