• Home
  • Política
  • TRE-RJ autoriza propaganda eleitoral na TV para eventual segundo turno em Volta Redonda

TRE-RJ autoriza propaganda eleitoral na TV para eventual segundo turno em Volta Redonda

As eleições municipais de 2024 em Volta Redonda podem trazer uma novidade significativa. O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) atendeu ao requerimento dos diretórios locais do PT, PV, PCdoB, PSOL e PSB, reconhecendo o direito à veiculação de propaganda eleitoral gratuita na televisão. A decisão foi anunciada na segunda-feira (dia 12), pelo presidente da Corte Eleitoral, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira.

Com essa decisão, a TV Rio Sul, afiliada da Rede Globo, será responsável pela transmissão da propaganda eleitoral gratuita em um eventual segundo turno das eleições para a cidade. Até agora, a campanha eleitoral em Volta Redonda foi veiculada exclusivamente pelas emissoras de rádio, pois nunca houve transmissão de horário eleitoral na televisão para as campanhas de prefeito e vereador.

O artigo 48 da Lei nº 9.504/97, que regulamenta as eleições, prevê a divulgação de propaganda eleitoral gratuita na televisão e no rádio quando não há emissoras locais na área, especialmente em casos de eleições majoritárias que podem ser decididas em dois turnos.

Análise

O TRE-RJ avaliou o pedido com base no despacho da 131ª Zona Eleitoral de Volta Redonda. O processo foi sorteado para a desembargadora Kátia Valverde Junqueira, que encaminhou o caso para a Procuradoria Regional Eleitoral (PRE). Em seu parecer, a PRE apoiou o deferimento do pedido.

A relatora destacou que, após consulta ao Núcleo de Fiscalização da Propaganda Eleitoral, foram identificadas duas emissoras habilitadas para transmitir a propaganda eleitoral gratuita: TV Rio Sul, afiliada da Rede Globo em Resende, e TV Bandeirantes em Barra Mansa. A sentença confirmou que essas emissoras são adequadas para a transmissão da propaganda eleitoral em suas respectivas áreas, corroborando a declaração da primeira instância.

Embora Resende e Barra Mansa já tenham veiculado horário eleitoral pela TV Rio Sul e TV Bandeirantes, respectivamente, Volta Redonda não possui emissora de TV local. Ambas, com menos de 200 mil eleitores, não são elegíveis para um segundo turno, o que torna Volta Redonda a única cidade maior na região com a possibilidade de realizar uma eleição em dois turnos.

Critérios

A escolha da emissora para transmitir a propaganda eleitoral gratuita é baseada na audiência e no tamanho do eleitorado do município. A TV Globo é identificada como a emissora com maior audiência no estado, e sua afiliada, a TV Rio Sul, foi escolhida para a veiculação da propaganda em Volta Redonda, caso haja um segundo turno na eleição.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Mulher é presa por agredir mãe idosa em Volta Redonda

Uma idosa de 73 anos foi agredida pela própria filha, de 47 anos, em Volta…

Milicianos é sequestrado por bandidos que se passaram por policiais

O miliciano Wanderson Lira, conhecido como ‘Varetinha’, foi sequestrado em casa por um grupo de…

Bolsonaro pode ser preso? Saiba tamanho da pena máxima em caso de condenação

Indiciado pela Polícia Federal (PF) pela terceira vez na quinta-feira (21), o ex-presidente Jair Bolsonaro…