O zagueiro Juan Izquierdo, do Nacional, não apresentou qualquer problema físico até a arritmia cardíaca que o levou a cair desacordado no gramado do Morumbis, nessa quinta-feira (22), quando a equipe uruguaia foi eliminada pelo São Paulo, nas oitavas de final da Copa Libertadores. É o que garante o presidente do clube, Alejandro Balbi.
“Os exames do atleta sempre foram exames normais e nunca teve nenhum episódio cardíaco”, disse o gestor. Segundo Balbi, Izquierdo chegou a recuperar a consciência ainda no campo de jogo, mas, depois, voltou a perdê-la. Com isso, precisou ser sedado.
O estado do atleta agora é considerado estável, e ele segue internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI), do Hospital Israelita Albert Einstein, na Zona Sul da capital paulista.
Próximos passos
O corpo médico aguarda o efeito da sedação para depois fazer novos exames, que possam detectar a real causa do problema físico apresentado pelo atleta.
“Está descartado o enfarto, primeiramente. Obviamente, foi um episódio cardíaco, a arritmia é isso, mas é em menor escala do que o enfarto”, afirmou Balbi.
Jogador foi pai recentemente
Líderes do elenco do Nacional, como Coates e Pereyra, o corpo técnico e o próprio presidente ficarão junto ao jogador, acompanhando o caso. O restante do grupo já embarcou de volta para Montevidéu.
A família de Izquierdo também virá ao Brasil, com chance de desembarcar nesta sexta-feira (23). O atleta de 27 anos, inclusive, foi pai recentemente.