ANGRA DOS REIS
Representantes da maricultura de Angra dos Reis e de outros municípios, como Paraty e Cabo Frio, se reuniram nesta sexta-feira, dia 23, no Centro de Estudos Ambientais (CEA), para o 1º Encontro Estadual de Maricultura. O evento foi organizado pela Associação de Maricultura da Baía da Ilha Grande (Ambig), o Sebrae Costa Verde e a Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Agricultura, Aquicultura e Pesca.
Os participantes apresentaram um histórico da maricultura na região e projetos em andamento para o setor, discutiram questões sobre licenciamento ambiental e sobre os desafios atuais da atividade. Na primeira mesa, foi ressaltado o papel do poder público no fomento, pesquisa e regulamentação do setor. Os projetos para o crescimento da produção levaram Angra a produzir mais de 50 mil dúzias de vieira (coquille saint-jacques) no ano, ainda que esses números tenham diminuído nos últimos anos, por conta de alguns problemas, como a dificuldade na produção de sementes.
Angra dos Reis segue sendo considerada a capital nacional da vieira. Além de servir para a alimentação, os produtos da maricultura têm viés biomédicos, como a hepatina, extraída da vieira, e cosméticos feitos a partir da carragena extraída de algas marinhas. Dentre os projetos em andamentos na maricultura, recentemente, algumas entidades vinculadas ao setor foram contempladas pelo FunBio e o Ministério da Pesca e Aquicultura com editais de fomento a atividades. Esses projetos são voltados principalmente para os peixes marinhos bijupira e garoupa, a vieira e a macroalga Kappaphycus alvarezii.
De acordo com a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), a maricultura tem se mostrado como uma atividade geradora de emprego e renda, contribuindo para fixar os pescadores artesanais em seus locais de moradia, promovendo uma oferta de alimento de alto valor nutritivo e contribuindo com a biodiversidade local. As regiões Sudeste e Sul são as mais produtivas do país no setor. A baía da Ilha Grande abriga cerca de 90% dos maricultores do estado do Rio de Janeiro.
Você pode estar interessado em