• Home
  • Geral
  • Volta Redonda sedia etapa da Olimpíada Brasileira de Robótica

Volta Redonda sedia etapa da Olimpíada Brasileira de Robótica

Neste sábado, 24, Volta Redonda estará no centro das atenções de quem curte, se envolve e trabalha com a realização de uma mais uma etapa da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) – maior evento de robótica da América Latina, que vai reunir jovens de todo o Brasil, com idade de 6 a 19 anos. A etapa prática da competição será no teatro do Colégio João XXIII, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), além de outras instituições e empresas.
Atuando como co- ordenador regional da OBR e professor orientador da equipe de robótica do Colégio João XXIII, Frederico Pitassi lembra que a modalidade teórica da olimpíada já aconteceu e que a etapa prática, a ser realizada hoje, dia 24, contará com duas modalidades: Robótica de Resgate e Robótica Artística, sendo esta última uma novidade na olimpíada.
“Tem a robótica de resgate, na qual participarão 63 equipes inscritas, e a Robótica Artística. É a primeira vez que essa modalidade será apresentada durante a Olimpíada Brasileira de Robótica. Volta Redonda é a única cidade do estado que vai ter a modalidade artística, e nós estamos com 40 equipes inscritas. Ou seja, serão 103 equipes no to-
tal, sendo as 63 de robótica de resgate atuando nas quadras do colégio; e as 40 de robótica artística no teatro da unidade. Esse evento gratuito co- meça às 7 horas e vai até às 18 horas”, explica .
Participarão da OBR em Volta Redonda equipes da própria cidade, além de municípios como Barra Mansa, Barra do Piraí, Piraí, Angra dos Reis, Petrópolis, Teresópolis e Rio de Janeiro. O professor destaca ainda que somente a modalidade prática de resgate contabilizou mais de 200 mil inscrições pelo Brasil, e o evento em Volta Redonda será classificatório para a final da etapa estadual, que acontecerá em Cabo Frio, na Região dos Lagos. “Na modalidade artística, a gente já vai classificar dez equipes para irem direto para o campeonato nacional em Goiânia (GO), que acontece entre osdias11e18de novembro”, completou o professor da Fevre.

Outras atividades
O evento contará ainda com outras atividades em paralelo, como apresentações de aeromodelismo, planetá- rio com sete metros de altura, apresentações de trabalhos, óculos de realidade virtual, oficinas de braço robótico e de robótica submarina, além de outra de fotografia, entre outras.
O diretor-presidente da Fevre, Caio Pinheiro Teixeira, falou sobre a importância de Volta Redonda voltar a sediar uma etapa da OBR, destacando o trabalho de aliar a tecnologia à educação. “Projetos como as aulas de robótica e outras iniciativas como essa são fundamentais para incentivar a participação dos alunos e melhorar a qualidade do ensino em nossa cidade. A Olimpíada Brasileira de Robótica em Volta Redonda também será uma ótima oportunidade para nossos jovens se integrarem e trocarem experiências com participantes de outros municípios”, frisou Caio.

Source link

VEJA MAIS

Jari entende que PSB se deu bem nas eleições e mantém mistério sobre 2028

Por Mateus Gusmão “Eu fui eleito para ser deputado durante quatro anos e não poderia…

Lula sanciona lei contra abuso sexual de jovens atletas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a lei que estabelece diretrizes para…

Homem morre e outro é baleado durante perseguição policial

  Um homem morreu e outro ficou ferido após uma perseguição policial em Nova Iguaçu,…