A Associação Uruguaia de Futebol (AFU) publicou, nesta quarta-feira (28), um comunicado decretando luto oficial no futebol do país e a suspensão de partidas até o próximo domingo.
A federação também atribuiu as maiores honras fúnebres ao zagueiro Juan Izquierdo, do Nacional, que morreu no final da noite desta terça-feira (27).
O atleta sofreu uma arritmia cardíaca enquanto jogava contra o São Paulo em duelo válido pelas oitavas de final da Libertadores. O uruguaio estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, e faleceu após uma parada cardiorrespiratória por conta da arritmia.
Em função do mal súbito sofrido por Izquierdo, a AUF já havia adiado as rodadas 2 e 3 do Campeonato Uruguaio.
Ao longo da carreira profissional, Juan Izquierdo atuou em seis clubes, sendo cinco do Uruguai: CA Cerro, Peñarol, Motevideo Wanderers, Liverpool FC e Nacional, além do Atlético San Luis, do México.
Izquierdo tinha 27 anos e deixa a esposa, Selena, e dois filhos.
O velório do jogador acontecerá nesta quinta-feira (29). O translado do corpo será realizado por uma avião da Força Aérea Uruguaia.
Veja o comunicado na íntegra
Com enorme dor nos despedimos de um querido membro do nosso futebol uruguaio. Juan Izquierdo foi um jogador ativo, comprometido e uma pessoa de família e amigos. Apreciado e muito querido por seus companheiros e colegas de todos os clubes em que atuou, vamos lembrá-lo como um exemplo dos valores mais elevados do nosso esporte.
Diante de tão dolorosa e inesperada perda ocorrida no campo de jogo, defendendo o Clube Nacional de Futebol, o Comitê Executivo da Associação Uruguaia de Futebol resolve:
1- Declarar luto oficial pelo futebol uruguaio até o próximo domingo.
2- Durante o período acima mencionado, ficam suspensas todas as atividades competitivas organizadas pela AUF.
3- Providenciar as mais altas honras fúnebres.