• Home
  • Região
  • Justiça determina que colégio aceite matrícula de criança com autismo

Justiça determina que colégio aceite matrícula de criança com autismo


A Justiça do Rio determinou que o Colégio Intellectus (Benites Teixeira Colégio e Curso) aceite a matrícula de um aluno com autismo. A liminar ainda determina que a instituição deixe de limitar a inscrição de outras crianças com deficiência.

A ação, ajuizada pela 3ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Proteção à Educação da Capital, tem como objetivo garantir o direito fundamental da criança à educação.

A apuração teve início a partir do recebimento de denúncia relatando que a instituição negou uma vaga a uma criança com autismo. A escola informou que só teria vagas de inclusão em outra unidade.

A pedido do MPRJ, a Secretaria de Estado de Educação compareceu ao colégio e constatou que de fato houve negativa, indo em desacordo com a legislação. A investigação ainda concluiu que a escola impõe “cotas” de alunos com deficiência por turmas e recusa novas matrículas quando atinge o número estipulado por eles, mesmo havendo vagas na instituição.

A ação precisou ser ajuizada pois não houve sucesso nas tentativas de resolver o problema junto à escola.

Ao aceitar a liminar, o Juízo da 3ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Regional Madureira destacou o “perigo de dano irreparável, ante a possibilidade de exclusão do infante, uma vez que houve a negativa de vaga a criança com deficiência (autismo) pelo Colégio, restringindo seu direito à educação e colocando em risco seu pleno desenvolvimento intelectual e plena participação social, os quais se sobrepõem a qualquer eventual dificuldade administrativa por parte do réu em disponibilizar a referida vaga”.

A Justiça impôs pena de multa de R$ 100 mil por cada situação de descumprimento, a ser destinado ao Fundo para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (FUPDE).

O Colégio Intellectus foi procurado, mas até o momento da publicação desta matéria não retornou o contato. O espaço está aberto para manifestações.



Source link

VEJA MAIS

Bolsonaro pode ser preso? Saiba tamanho da pena máxima em caso de condenação

Indiciado pela Polícia Federal (PF) pela terceira vez na quinta-feira (21), o ex-presidente Jair Bolsonaro…

Brasileirão: Fluminense leva virada do Fortaleza, mas arranca empate no fim

Fluminense e Fortaleza ficaram no empate, por 2 a 2, em pleno Maracanã, em jogo…

Itatiaia: Kaio do Diogo Balieiro tem contas aprovadas pela Justiça Eleitoral

Kaio e sua vice serão diplomados no dia 18 de dezembro Prefeito eleito de Itatiaia…