• Home
  • Destaque
  • Presidente da Comissão de Privacidade da OAB-SP explica embate entre Moraes e Musk

Presidente da Comissão de Privacidade da OAB-SP explica embate entre Moraes e Musk

O embate entre o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e Elon Musk, proprietário da plataforma X (antigo Twitter), ganhou novos contornos com a decisão de suspender a rede social no Brasil. Solano de Camargo, presidente da Comissão de Privacidade da OAB-SP, analisou a situação em entrevista à CNN Brasil.

Camargo questionou a proporcionalidade da medida, destacando que a suspensão afetaria 22 milhões de usuários brasileiros. “Do ponto de vista jurídico, muito embora se possa entender que existam penalidades a serem, com certeza, impostas à rede social e aos seus dirigentes, o fato é que nós punimos por tabela 22 milhões de brasileiros”, afirmou.

Aspectos processuais e constitucionais

O especialista também apontou possíveis irregularidades no processo. Segundo ele, o inquérito que fundamenta as decisões já dura cerca de seis anos, quando normalmente não deveria ultrapassar 90 dias. Além disso, Camargo criticou a decisão de bloquear os bens da Starlink, outra empresa de Musk: “A extensão da dívida para Starlink, sem que a Starlink pudesse se manifestar, prestar suas declarações, eventualmente recorrer, é uma violência que com certeza viola a constituição e o princípio do devido processo legal”.

Conflito de jurisdições

Camargo explicou que o embate entre Musk e o STF envolve um conflito de jurisdições. Enquanto as decisões brasileiras se baseiam nas leis locais, Musk argumenta que elas violam a primeira emenda da Constituição americana, que garante ampla liberdade de expressão. “De acordo com o posicionamento de Elon Musk, que segue a primeira emenda, isso é uma censura, uma censura prévia, gerando essa rusga, esse conflito de jurisdições”, esclareceu.

O presidente da Comissão de Privacidade da OAB-SP concluiu que, embora as decisões do STF tenham mérito e fundamento, elas podem ser consideradas “processualmente exageradas e desproporcionais”, levando a uma queda de braço que resultou na ameaça de suspensão da rede social no país.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Jari entende que PSB se deu bem nas eleições e mantém mistério sobre 2028

Por Mateus Gusmão “Eu fui eleito para ser deputado durante quatro anos e não poderia…

Lula sanciona lei contra abuso sexual de jovens atletas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a lei que estabelece diretrizes para…

Homem morre e outro é baleado durante perseguição policial

  Um homem morreu e outro ficou ferido após uma perseguição policial em Nova Iguaçu,…