• Home
  • Política
  • Campanha: ‘Não finja que não me viu! Ceda o Lugar’ chega o Sul Fluminense através do deputado Munir

Campanha: ‘Não finja que não me viu! Ceda o Lugar’ chega o Sul Fluminense através do deputado Munir

VOLTA  REDONDA

O lançamento da  campanha: “Não finja que não me viu! Ceda o lugar”, aconteceu na manhã desta segunda-feira, dia 2, na Câmara de Volta Redonda. A iniciativa, idealizada pelo Departamento de Transportes Rodoviários do Rio de Janeiro (Detro) e que acontece em parceria com a Comissão de Assuntos da Criança, do Adolescente e do Idoso da Alerj, chegou na Região Sul Fluminense através do deputado Munir Neto, que é presidente da comissão e presidiu o lançamento da campanha.

Munir explicou a importância da campanha, uma vez que grande parte das denúncias recebidas pelo Disque Pessoa Idosa da Alerj, são sobre violações nos transportes públicos.

“Todos os dias recebemos denúncias pelo Disque Pessoa Idosa (0800-0239191) sobre diversos tipos de violência e uma boa parte é por violações nos transportes públicos. Essa campanha do Detro vai ajudar a conscientizar a população e diminuir essa problemática”, informou Munir Neto.

Lei prevê multa de 68 reais a quem não concede lugar preferencial

Representando o Detro-RJ, Karina Continentino, falou da legislação que prevê a garantia da gratuidade dos transportes às pessoas idosas e apresentou um vídeo institucional da autarquia. De acordo com o Detro-RJ, hoje são 85 empresas e mais de 1 mil linhas de ônibus intermunicipais transportando mais de 400 milhões de passageiros por ano entre os 92 municípios do estado. Foram 167 reclamações de 2021 até o momento referente aos idosos.

Em 2023, foram 74 reclamações. Em 2024, foram cinco. Em relação à preferência nos acentos, o artigo 3 da Lei Nº 8.415/2019 prevê que “o passageiro que não levantar receberá multa de 15 UFIR/RJ (R$ 68,05) e as empresas que descumprirem as regras de 100 UFIR/RJ (R$ 453,73), sem prejuízo de outras penalidades previstas em lei destinadas às concessionárias em casos de descumprimento de suas obrigações contratuais”. “Precisamos fazer campanhas educativas geracionais”, disse a coordenadora de Extensão do Núcleo de Envelhecimento Humano da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), professora Sandra Rabello.

Participaram do evento, Lucas Arantes, presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Público de Passageiros – SINDPASS, dos secretários municipais de Transporte e Mobilidade Urbana, Paulo Barenco, de Esporte e Lazer, Rose Vilela, de Educação, Osvaldir Denadai, e de Ordem Pública, coronel Luiz Henrique, além de representantes de diversos municípios.

Você pode estar interessado em

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Bolsonaro pode ser preso? Saiba tamanho da pena máxima em caso de condenação

Indiciado pela Polícia Federal (PF) pela terceira vez na quinta-feira (21), o ex-presidente Jair Bolsonaro…

Brasileirão: Fluminense leva virada do Fortaleza, mas arranca empate no fim

Fluminense e Fortaleza ficaram no empate, por 2 a 2, em pleno Maracanã, em jogo…

Itatiaia: Kaio do Diogo Balieiro tem contas aprovadas pela Justiça Eleitoral

Kaio e sua vice serão diplomados no dia 18 de dezembro Prefeito eleito de Itatiaia…