O velório do ex-prefeito de Barra do Piraí, Maércio de Almeida, 76 anos, realizado na quarta, 4, foi marcado por uma polêmica. Mais uma envolvendo a nada pacata cidade. O atual prefeito, Mário Esteves, conhecido por suas declarações controversas, como a defesa da castração de mulheres como forma de controle de natalidade, enviou uma coroa de flores em homenagem a Maércio, que sempre foi seu adversário político. O gesto, no entanto, não teria sido bem recebido pela família do falecido.
Há quem diga que filhos de Maércio teriam rasgado a faixa que acompanhava a coroa de flores com o nome de Mário Esteves. E mais: teriam mandado devolver a coroa. O episódio se espalhou pelas redes sociais. Para agravar a situação, apoiadores de Mário Esteves divulgaram um vídeo nas redes sociais no qual uma senhora, presente ao velório, critica a suposta atitude dos familiares de Maércio. Não satisfeita, diz, sem
apresentar provas, que apoiadores de Kátia Miki teriam participado do caso.
“Eu estava no velório do Maércio, que foi um bom
prefeito, e achei uma falta de respeito quando apoiadores da outra candidata rasgaram a coroa de flores. Achei de muito mau gosto, falta de educação mesmo. Eles poderiam ter recebido, pois são todos seres humanos. Falta de respeito. Falta de educação”, disse, tentando politizar o caso.
Nas redes sociais, Mário Esteves foi além. Disse que lamentava o acontecido e confirmou a tese da suposta testemunha da participação de seus adversários. “Nunca pensei que enfrentaria uma situação tão triste. Fiz minha parte e graças a Deus não guardamos nenhum ressentimento “, publicou. Kátia ignorou o ‘lamento’ de Mário Esteves.
“Maércio era uma grande referência, um amigo, um barrense apaixonado pela sua cidade e que dedicou sua vida a cuidar de Barra do Piraí. Sua dedicação e amor pela cidade serão sempre lembrados com carinho. Maércio será sempre nosso maior mestre e exemplo. Continuaremos aqui para honrar seu legado, homenageando nosso amigo e trabalhando para que Barra do Piraí volte a ser do barrense, como ele sempre desejou.
Sentimos profundamente a sua perda e nos solidarizamos com todos que compartilham essa dor. Que a sua memória nos inspire a seguir em frente com a mesma paixão e compromisso que ele nos ensinou”, escreveu a respeito da morte de Maércio, que tinha acabado de desistir de se lançar como candidato a prefeito justamente para apoiá-la, conforme acordo costurado pelo deputado estadual Jari Oliveira (PSB).