A Lojas Marisa publicou nesta sexta-feira (13) resultado do segundo trimestre deste ano com aumento do prejuízo líquido para R$ 102 milhões, ante resultado negativo de R$ 63,4 milhões registrado para o mesmo período de 2023.
A receita líquida da companhia, que vem tentando se reestruturar ao longo dos últimos trimestres, encolheu 34% no período, para R$ 320,5 milhões, e as despesas gerais e administrativas diminuíram em 11,4%, para R$ 157,6 milhões.
Segundo a Marisa, isso ocorreu principalmente por conta do desempenho da empresa em abril, diante da transição para uma nova estratégia que começou com a chegada do novo presidente-executivo em março.
A empresa afirmou no balanço que apesar do “esforço intenso” para reconquistar confiança de fornecedores e melhorar o planejamento, o segundo trimestre ainda foi marcado por “desafios” gerados por baixo volume de estoques, que caíram 29,4% sobre um ano antes. Segundo a companhia, esse quadro é decorrente “dos impactos do quarto trimestre de 2023 e do primeiro trimestre de 2024”.
Porém, a Lojas Marisa afirmou que apesar do resultado “ainda negativo, ele superou o orçamento previsto no plano de recuperação”.
As vendas medidas no conceito mesmas lojas tiveram queda de 14,8% no segundo trimestre. Mas a empresa afirmou que na análise mensal, o importante indicador operacional mostra evolução, saindo de queda de 3,7% em junho para alta de 39,6% em julho.
O resultado operacional medido pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) das operações de varejo cresceu de R$ 4,1 milhões no segundo trimestre do ano passado para R$ 15,8 milhões nos três meses encerrados em junho deste ano.
A empresa terminou junho com 235 lojas ante 248 pontos de vendas um ano antes.