Deputado participou do lançamento do novo serviço da PM pelo governador Cláudio Castro
Um programa bem sucedido, criado em Volta Redonda em junho de 2022, vai se tornar realidade em todo o Estado do Rio de Janeiro. Presidente da Comissão da Criança, do Adolescente e do Idoso da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), o deputado Munir Neto (PSD) comemorou na quarta-feira, dia 23, o lançamento da Patrulha 60+ e o Disque Idoso (165) pelo governador Cláudio Castro.
A Patrulha 60+ visa garantir a qualidade de vida dos idosos, combater a violência e capacitar a população para reconhecer situações de violência e buscar ajuda. O projeto é inspirado na Patrulha do Idoso de Volta Redonda, criada na gestão de Munir como secretário municipal de Assistência Social, em parceria com a Secretaria Municipal da Ordem Pública e a Guarda Municipal. Em março de 2003, logo que assumiu seu mandato na Alerj, o deputado aprovou por unanimidade uma indicação legislativa ao governador para criação da Patrulha da Pessoa Idosa em nível estadual.
“É gratificante saber que nossa proposição foi acolhida e agora se torna uma realidade em todo o Estado do Rio de Janeiro. Inicialmente, o programa vai começar pelos bairros de Copacabana e Leme, na zona norte carioca, e por Icaraí (Niterói), mas esperamos que em breve mais cidades do estado possam contar com este serviço. Esta é, sem dúvida, mais uma importante iniciativa para garantir o cumprimento do Estatuto dos Direitos da Pessoa Idosa”, disse Munir.
O parlamentar participou da cerimônia de lançamento, no Palácio Guanabara, junto ao governador e ao secretário estadual da Polícia Militar, Coronel PM Marcelo de Menezes Nogueira; do secretário de Segurança Pública, Victor dos Santos; e do ex-secretário de Juventude e Envelhecimento Saudável, o vereador do Rio, Alexandre Isquierdo. Centenas de pessoas idosas participaram do evento, que contou com apresentação do recém-criado coral de pessoas idosas de Vassouras, no Sul Fluminense.
O deputado lembrou que a Comissão da Alerj também recebe denúncias pelo Disque Pessoa Idosa – 0800 0239191, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h. Já em Volta Redonda, denúncias de abuso contra idosos devem ser feitas através do Nuai, do Creas/Cras, Smel, Semop ou pelo telefone 153 (Guarda Municipal). Também é possível denunciar violação de direitos humanos ligando para o Disque 100.
Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o Rio de Janeiro é o segundo estado do país com maior percentual de população idosa no Brasil; 13,1% das pessoas têm 65 anos ou mais. Já Volta Redonda é a 10ª no ranking das cidades com mais idosos no Brasil, considerando apenas os municípios com mais de 100 mil habitantes. Dos 261.563 moradores, 14,47% são idosos, mais de 37 mil pessoas.