Na quarta, 23, o governador Cláudio Castro lançou dois projetos voltados para a terceira idade fluminense: o Disque Idoso 165 e a Patrulha 60+. As iniciativas, que têm à frente as secretarias de Juventude e Envelhecimento Saudável e a de Polícia Militar, respectivamente, buscam ampliar a rede de apoio, acolhimento e atenção aos idosos.
O que Castro não disse no evento é que o projeto Patrulha 60+ foi baseado em um programa bem-sucedido, criado em Volta Redonda em 2022, quando o atual presidente da Comissão da Criança, do Adolescente e do Idoso da Assembleia Legislativa, deputado Munir Neto, era secretário de Assistência Social do governo Neto. Na época, Munir criou a Patrulha do Idoso, que ficou a cargo da secretaria de Ordem Pública e da Guarda Municipal. Assim que tomou posse na Alerj, o parlamentar apresentou uma indicação legislativa ao governador para a criação da Patrulha da Pessoa Idosa em nível estadual. E deu no que deu.
“É gratificante saber que nossa proposição foi acolhida e agora se torna uma realidade em todo o estado do Rio de Janeiro. Inicialmente, o programa vai começar pelos bairros de Copacabana e Leme, na zona norte carioca, e por Icaraí (Niterói), mas esperamos que em breve mais cidades do estado possam contar com este serviço. Esta é, sem dúvida,
mais uma importante iniciativa para garantir o cumprimento do Estatuto dos Direitos da Pessoa Idosa”, disse Munir.
O deputado volta- redondense lembrou que a Comissão da Alerj também recebe denúncias pelo Disque Pessoa Idosa – 0800 0239191, de segunda a sexta, das 9 às 17 horas. Já em Volta Redonda, denúncias de abuso contra idosos devem ser feitas através do Nuai, do Creas/Cras, Smel, Semop ou pelo telefone 153 (Guarda Municipal). Também é possível denunciar violação de direitos humanos ligando para o Disque 100.
A “Patrulha da Pessoa Idosa 60+: Retribuindo e Protegendo” criada por Castro será voltada ao atendimento especializado a pessoas idosas em situação de violência. “Todos os nossos policiais militares que vão atuar na patrulha estão treinados e aptos para atender as demandas e prestar todo o acolhimento necessário ao público da terceira idade”, destacou o secretário da Polícia Militar, coronel Marcelo Menezes.
Disque Idoso
Já o Disque Idoso 165 de Castro virou um canal da Secretaria de Estado de Juventude e Envelhecimento Saudável (Seijes), exclusivo para a população 60+ e sua rede de apoio, que vai atender as diversas demandas da população, como denúncias, casos de violência, orientações sobre serviços de saúde, apoio jurídico, além de outras situações. A novidade, que vai funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana, além de ser acessada por ligação, também conta com uma iniciativa inédita no país: o aplicativo “Disque Idoso 165”, disponível nas versões Android e IOS.
A central, que já está em funcionamento, conta com equipe de atendentes e especialistas treinados. Após o primeiro contato, o idoso ou pessoa próxima serão acompanhados de forma remota para verificar se a solicitação foi resolvida, de acordo com a orientação dada pelo profissional, ou para averiguar se precisam de mais algum auxílio.
“O aplicativo Disque Idoso é um serviço pioneiro, que vai facilitar a comunicação com a nossa secretaria, em que todos vão ter suas necessidades ouvidas e atendidas. Além disso, a ferramenta chega em um importante momento, em que houve aumento das denúncias referentes à pessoa idosa. O estado do Rio de Janeiro tem o segundo maior número deste público no país e essa iniciativa é mais uma frente para combater os casos”, pontuou Licia Mattesco, superintendente da Pessoa Idosa da Secretaria de Juventude e Envelhecimento Saudável.
Botão de pânico
O sistema também está integrado com o 190 da Polícia Militar e o atendimento telefônico tem linha direta com a central para situações de violência. Já quando a ligação for para o 190 e não for um caso de violência, os policiais irão encaminhar a chamada diretamente para o 165. No aplicativo “Disque Idoso 165” há disponível um “botão de pânico” para as situações urgentes de violência, que acionará a Polícia Militar.
No aplicativo, além do botão de pânico e do chat para falar com um dos atendentes, o usuário pode solicitar a inclusão de compromissos, como consulta médica, na agenda da interface, gerando lembretes para que o idoso não esqueça. A ferramenta também mostrará, a partir da localização exata do usuário, o melhor caminho para chegar à consulta ou ao compromisso marcado. Ao acessar o aplicativo, disponível apenas para pessoas com 60 anos ou mais, o usuário pode cadastrar a sua rede de proteção, como família, cuidador e amigos, para que sejam acionados, via SMS ou WhatsApp, em casos de emergência.
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