Em ação conjunta da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco) e da Subsecretaria de Inteligência (Ssinte), policiais prenderam neste sábado (16), o líder de uma milícia de Seropédica, na Baixada Fluminense. O homem estava no restaurante de um shopping, em Nova Iguaçu.
Gabriel Ramos Munhe, o GB, é apontado como responsável por diversos crimes, entre eles o assassinato dos irmãos Everton Damião Sá Passos Nascimento Junior, de 18 anos e Kauã Marinho Nascimento, de 20 anos, filhos de Shirley Marinho, ex-pré-candidata a vereadora. Os jovens foram executados dentro de casa, enquanto dormiam, no Condomínio Jardim das Acácias, em Seropédica, no dia 11 de junho.
Publicidade
Na ocasião, milicianos ordenados por Gilson Ingrácio de Souza Junior, o Juninho Varão, atualmente foragido, invadiram a residência se passando por policiais e cometeram o crime. GB também tem envolvimento no tiroteio entre criminosos rivais, em 8 de abril, no Centro de Seropédica. No confronto, o universitário Bernardo Vieitas Paraíso foi morto por uma bala perdida e duas crianças e uma mulher ficaram gravemente feridas.
Na operação deste sábado, os agentes também apreenderam um fuzil, uma pistola e materiais que comprovam envolvimento do suspeito com atividades criminosas. Gabriel foi autuado por porte ilegal de arma de fogo e constituição de milícia privada. Além disso, foi cumprido mandado de prisão preventiva por duplo homicídio expedido pela Vara Criminal de Seropédica. A Draco informou que as investigações continuam para identificar e capturar outros integrantes do grupo criminoso.