A capital fluminense está com uma mĂ©dia de ocupação de 80,09%, para o perĂodo de 15 a 20 de novembro, que engloba o feriado da Proclamação da RepĂşblica, a reuniĂŁo do G20 e o feriado da ConsciĂŞncia Negra, segundo dados do HotĂ©isRIO e a ABIH-RJ, com destaque para os bairros de Ipanema/Leblon (90,70%), seguidos de Leme/Copacabana (88,17%), Centro (78,82%), Barra/Recreio (70,88%) e Flamengo/Botafogo (69,48%).
Já os hotĂ©is que receberĂŁo as comitivas estrangeiras, que estĂŁo chegando para a reuniĂŁo do G20, em especial os empreendimentos cinco estrelas, registram nĂşmeros acima dos 95%. A pesquisa tambĂ©m fez um recorte para o perĂodo de 15 a 17 de novembro, com uma ocupação mĂ©dia de 91,60% na cidade.
– Muito nos orgulha ser um destino atrativo para turistas. NĂŁo poupamos esforços para oferecer infraestrutura, segurança e acolhimento para quem escolhe visitar o nosso estado. Esse perĂodo do G20 e do feriadĂŁo ficarĂŁo marcados com resultados positivos no turismo, trazendo um impacto financeiro importante para a nossa economia – ressaltou o governador Cláudio Castro.
No interior do Estado, os hotéis estão com 87,80% dos quartos ocupados. Arraial do Cabo (98,20%), Miguel Pereira (96,80%), Petrópolis (92,30%), Vassouras (91,10%) e Angra dos Reis (90,10%) lideram a lista, todas com mais de 90% de ocupação. Rio das Ostras (89,30%), Teresópolis (88,90%), Valença/ Conservatória (88,80%), Nova Friburgo (87,40%), Cabo Frio (86,20%), Armação dos Búzios (84,60%), Paraty (83,50%), Macaé (78,50%) e Itatiaia/ Penedo (73,50%) completam a lista.
– Temos novamente um feriado com números excelentes. As regiões da Costa do Sol, Vale do Café, Serra Verde Imperial e Costa Verde seguem a tendência de alta de todo o ano de 2024, já projetando uma alta temporada recorde. Na cidade do Rio, não é diferente – disse o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca.
Postos sĂŁo criados para atendimento aos turistas
No aeroporto internacional Tom Jobim (RIOgaleĂŁo), a Secretaria de Estado de Turismo e a TurisRio montaram um novo Centro de Informações TurĂsticas. O espaço denominado “Lounge G20” funciona diariamente, das 9h Ă s 18h, atĂ© o encerramento do evento. O espaço fica na área de desembarque do aeroporto, onde telões e totens mostram a diversidade turĂstica do Estado. Lá, recepcionistas bilĂngues dĂŁo informações sobre os destinos do Rio de Janeiro, alĂ©m de apresentar atrativos das 12 regiões turĂsticas.
Na Rodoviária do Rio, foi criado um Espaço de Apoio ao Turista #tĂ´noRio, em uma ação conjunta entre a Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ), a TurisRio e a Rodoviária do Rio S/A. O local promove os destinos do estado do Rio de Janeiro e suas potencialidades durante o perĂodo do G20. A sala, localizada no setor de desembarque inferior, está disponĂvel, gratuitamente, para os turistas tirarem dĂşvidas – com recepcionistas bilĂngues – e conhecerem opções de roteiros e atrativos, alĂ©m de terem acesso ao artesanato das 12 regiões turĂsticas que compõem o estado. Os trabalhos dos artesĂŁos, cadastrados no Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, estĂŁo Ă venda em uma ação de fomento Ă atividade e geração de renda. O horário de funcionamento da Central Ă© das 10h Ă s 18h, de segunda a domingo.
AlĂ©m dos dois postos, em locais de chegada dos turistas, a secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (DEAT) fecharam uma parceria para atender turistas que estarĂŁo no Rio de Janeiro para o Encontro da CĂşpula do G20 e os feriados de Proclamação da RepĂşblica e Dia da ConsciĂŞncia Negra. AtĂ© quarta-feira (20/11), dois guias bilĂngues estarĂŁo Ă disposição para ajudar no atendimento ao pĂşblico na delegacia, no Leblon, das 10h Ă s 22h.