O Hemonúcleo de Volta Redonda, que funciona no Hospital São João Batista, vai promover, entre os dias 25 e 29, a Semana do Doador Voluntário de Sangue. Na segunda, 25, quando se comemora o Dia Nacional do Doador Voluntário, o Banco de Sangue da unidade vai disponibilizar transporte gratuito, saindo da Praça Rotary, na Vila (sob a Biblioteca Municipal), até o HSJB, das 7 às 13 horas para facilitar o acesso e captar novos doadores.
Parte da equipe do Hemonúcleo estará em uma tenda, que servirá como ponto de partida e chegada para a van que fará o transporte dos doadores da Vila para o hospital. Além de orientar os interessados em doar sangue, os funcionários vão tirar dúvidas, esclarecer sobre os pré-requisitos para se tornar um doador voluntário e reforçar a importância de fazer a doação.“Neste ano, contamos com a parceria de instituições e empresas do município, tanto na divulgação da campanha quanto na captação de doadores. Entre elas, estão o Rotary e Interact Club de Volta Redonda, a Fundação CSN, a Fundação Sérgio Loureiro, entre outros”, destacou a responsável pela captação de doadores do Hemonúcleo de Volta Redonda, Cristina Teixeira, lembrando que o Banco de Sangue vai receber no Dia do Doador um grupo de membros do Insanos Motoclube, de Barra do Piraí.
Além de lembrar a data, o objetivo da campanha é aumentar as doações de sangue no período que antecede as festas de fim de ano, quando a demanda por hemocomponentes é maior. O Núcleo de Hemoterapia funciona no Hospital São João Batista e a captação de doadores de sangue é feita das 7h às 13h, de segunda a sexta, exceto nos feriados. É importante lembrar que cada doação pode salvar até quatro vidas. Antes da coleta, todos passam por triagem clínica. Qualquer pessoa com idade entre 16 e 69 anos pode ser doadora, sendo que os menores de 16 e 17 anos precisam da autorização dos pais ou responsáveis; é necessário estar em boas condições de saúde. O Hemonúcleo de Volta Redonda atende o HSJB, onde funciona, e mais cinco unidades: o Hospital do Retiro; o antigo Cais Aterrado; três hospitais privados da cidade do aço; e ainda fornece hemocomponentes para unidades de Pinheiral e Piraí.